- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

PRODETER BNB inicia planejamento do Plano de Ação da Fruticultura Irrigada em Belém do São Francisco (PE)

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter/BNB) deu início ao planejamento para a construção do Plano de Ação da Fruticultura Irrigada no município de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A iniciativa objetiva estruturar e fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura irrigada no território, ampliando oportunidades de geração de renda e desenvolvimento local.

Na última sexta-feira (09/01), o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste e coordenador do Prodeter, Adelmo Azevedo, participou de reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O encontro foi realizado no espaço do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e teve como foco o levantamento preliminar de informações que subsidiarão a construção do Plano de Ação Territorial.

A reunião foi conduzida pela coordenação do CMDRS, representada por Joseito Gomes, e contou com a presença de representantes de associações e assentamentos da agricultura familiar, entre eles: Associação Padre Cícero, Associação São Tomé, Associação Francisco de Assis, Associação Pau de Colher, Associação Venezuela e Associação Barra da Serra.

Durante o encontro, Adelmo Azevedo destacou que o Prodeter da Fruticultura Irrigada se encontra na fase de identificação do perfil dos agricultores que participarão de pesquisa de campo nos meses de fevereiro e março, etapa destinada à mobilização e adesão ao programa. “Após esse levantamento, será elaborado o Plano de Ação Territorial, com vistas a estruturar e impulsionar a cadeia produtiva da fruticultura irrigada no Polo do Sertão de Itaparica”, afirmou.

Parcerias estratégicas

De acordo com o Agente de Desenvolvimento, o êxito da iniciativa depende diretamente da atuação integrada entre instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil. “Vamos atuar como facilitadores. O sucesso do Prodeter está relacionado ao trabalho em parceria e ao engajamento dos diversos atores no território”, destacou.

Entre as instituições parceiras previstas estão: prefeituras municipais envolvidas, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), IF Sertão-PE – Campus Floresta, além de sindicatos rurais, associações, assentamentos e cooperativas locais.

O coordenador do CMDRS, Joseito Gomes, ressaltou ainda a importância do projeto “Sertão em Desenvolvimento Sustentável com a Agricultura Familiar” , desenvolvido pela Associação Padre Cícero e habilitado na primeira etapa do edital PE-Produz, da Adepe. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura produtiva do Arranjo Produtivo Local (APL) da Fruticultura, promover capacitação dos agricultores familiares, ampliar a produção de alimentos e fortalecer a comercialização.

O Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste voltada à promoção do desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas em sua área de atuação, estimulando a geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas.

Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.

Fonte: Blog de Assis Ramalho