- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Divulgada lista dos produtos que terão bônus de desconto do PGPAF em junho

O produtor recebe o bônus quando o preço de seu cultivo fica abaixo do valor de referência

Cacau – iStock

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta quarta-feira (8) a relação dos produtos agrícolas que terão bônus de desconto em junho do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) para informar os agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O produtor recebe o bônus quando o valor do seu cultivo fica inferior ao preço de referência, permitindo desconto no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Pronaf.

Os alimentos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: açaí (fruto de cultivo), banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado (amêndoa), cará (inhame) e feijão caupi. O cará (inhame), no Espírito Santo, foi incluído na lista deste mês.

Os destaques de junho são o açaí (no Acre) com bônus de 25,85%; a banana (em Alagoas) com 16,20% e o feijão caupi com 15,80% (em Tocantins) e 15,07% (em Mato Grosso).

Sete estados integram a lista deste mês, são eles: Acre, Alagoas, Maranhão, Amazonas, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso.

Os descontos são válidos no período de 10 de junho de 2022 a 09 de julho de 2022, conforme a Portaria Nº 32, da Secretaria de Política Agrícola. A portaria entra em vigor no dia 10 de junho.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pelo Mapa. O desconto é automático, ou seja, o agricultor não precisa solicitar.

Dentre os principais responsáveis pela variação de preços, na ocorrência de elevação ou queda das safras, estão o clima e a época do ano. A concorrência de produtos de outros estados também pode contribuir para a oscilação de preços.

Outras informações podem ser solicitadas à equipe técnica pelos endereços eletrônicos: pgpaf.spa@agro.gov.br ou pronaf.spa@agro.gov.br.

Fonte: Mapa