A especialização técnica para atuação no campo também mira a produção de frutas no Brasil, um setor que quer se fortalecer nos próximos anos.
Segundo a Abrafrutas, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, a produção de frutas no Brasil girou em torno de 45 milhões de toneladas nos últimos anos. Nas exportações, o setor alcançou a marca de US$ 1 bilhão de dólares em 2021 e pretende dobrar esse valor.
Ainda de acordo com a Abrafrutas, a fruticultura gera 5 milhões de empregos diretos, o que corresponde a 16% de toda a mão de obra do agronegócio.
Quem pretende aproveitar esse mercado é o Afonso Gonçalves, que está se formando em técnico em Fruticultura, em Minas Gerais.
“A fruticultura tem mercado para tudo, desde um pequeno produtor até um grande produtor. A cada ano que passa o consumo aumenta, as pessoas estão querendo uma vida mais saudável, então isso faz com que a fruticultura só aumente”
O diretor administrativo do Conselho Federal de Técnicos Agrícolas, Gilmar Clavisso, explica que um técnico agrícola de Fruticultura pode desenvolver projetos e atuar na prestação de serviços.
“Ele pode dar assistência técnica na poda, na condução, no mercado e pode também dar assistência técnica até na emissão de receituário ou projetos de implantação, projetos de irrigação para fruticultura”
O técnico em fruticultura pode encontrar oportunidades tanto em empresas rurais e agroindústrias quanto em empresas de consultoria e de assistência técnica.
*Com produção de Daniel Lima
Fonte: Agência Brasil