Diante da volta do fenômeno El Niño, as chuvas ficam acima da média e os meses tendem a ter maior frequência de precipitações. Por outro lado, os episódios de frio são menos numerosos.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini, informa aos produtores as principais práticas culturais recomendadas na fruticultura no período, visando diminuir os riscos aos agricultores. Com o cenário, as frutíferas de clima temperado podem ter seu potencial produtivo afetado.
Entre as recomendações, Todeschini sugere a poda seca, onde se deixa um número de gemas ou carregadores abaixo do costumeiro, e também a poda verde, que busca melhorar a aeração e insolação interna do dossel vegetativo, reduzindo o tempo de molhamento dos órgãos aéreos da planta.
Ele também comenta que devem ser feitas somente as adubações necessárias, conforme as análises de solo e folhas. Acrescenta que o uso de plantas de cobertura do solo desempenha um papel importante ao permitir a retenção de água e prevenir a erosão, além de evitar a perda de fertilidade durante períodos de chuvas intensas.
O engenheiro agrônomo ressalta que as práticas buscam reduzir os riscos de perda da produtividade.
Fonte: Rádio Caxias