No recente Encontro Técnico em Fruticultura promovido pelo Senar ontem, dia 5, em Mato Grosso, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) desempenhou um papel proeminente, no qual pôde contribuir para discussões e compartilhamentos de insights valiosos sobre o cenário econômico e o mercado da fruticultura na região.
O Diretor Executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, foi convidado a palestrar no evento, levando experiências e conhecimentos para enriquecer as discussões acerca dos desafios e oportunidades enfrentados pelos produtores e empresários do setor frutícola do estado.
Na apresentação, Brandão enfatizou a importância da colaboração entre os diversos setores da fruticultura para fortalecer o desenvolvimento sustentável e a competitividade na região. Falou sobre a posição do estado como 25ª maior produtor nacional de frutas, com 101.464 toneladas produzidas em 2022. Laranja, limão, banana, goiaba, mamão, abacate e melancia são as culturas frutíferas de produção mais relevante no estado.
Durante a palestra, ele enfatizou ainda a importância da colaboração entre os diversos stakeholders do setor para fortalecer a fruticultura local.
“Ficamos honrados em contribuir para o enriquecimento dessas discussões e a oportunidade de trabalhar em parceria com instituições e empresários locais para impulsionar o desenvolvimento sustentável da fruticultura em Mato Grosso. Reafirmamos nosso compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, a inovação e a competitividade do setor frutícola no estado.”, afirmou o diretor.
O encontro contou com a participação ativa dos produtores rurais, técnicos e Sindicatos Rurais da Região Central do Mato Grosso do Sul, consolidando-se como um espaço relevante para a troca de ideias e o fortalecimento das conexões entre os envolvidos na cadeia produtiva de frutas no estado.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas