No estande da marca institucional Fresh Brasil, a associação apresenta histórico de conquistas, novos mercados e oportunidades para os próximos anos
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) confirma sua participação na Hortitec 2025, uma das maiores e mais importantes feiras de horticultura, cultivo protegido e tecnologias para a agricultura da América Latina, que acontece de 24 a 27de junho, em Holambra (SP).
Desde 2016, a Abrafrutas tem presença garantida na Hortitec, consolidada em um espaço que tem sido ponto de encontro estratégico para dialogar com produtores, exportadores, fornecedores e representantes de mercados nacionais e internacionais que visitam a feira.
Nesta edição, a entidade reforça sua presença institucional sob a marca Fresh Brasil representada juntamente com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort). Presente também no estande a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) e a International Fresh Produce Association (IFPA).
Nos últimos anos, a Abrafrutas tem sido protagonista na abertura de mercados, como o recente acesso da uva brasileira à China, além de negociações em andamento com Japão, Índia, Tailândia e outros destinos estratégicos.
Em 2024, o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de frutas frescas, com receita de quase US$ 1,3 bilhão, reforçando o crescimento acumulado de mais de 52% em volume e 83% em valor na última década.
Na feira os visitantes poderão também conhecer de perto iniciativas e produtos de diversos associados da Abrafrutas participantes da Hortitec 2025, que vão desde grandes exportadores até produtores especializados em nichos de mercado.
“Participar da Hortitec é sempre uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com produtores, fornecedores e parceiros estratégicos da cadeia produtiva de frutas. Este é um espaço onde conseguimos apresentar não apenas os avanços da fruticultura brasileira, mas também as ações de promoção internacional que temos”, afirma o gerente técnico de projetos, Jorge de Souza.
Além de apresentar os resultados e as ações de promoção internacional, a Abrafrutas aproveitará a feira para debater junto aos produtores os próximos desafios da fruticultura nacional, incluindo questões como sustentabilidade, rastreabilidade, sanidade vegetal e logística de exportação.
Sobre a Abrafrutas:
Criada em 2014, a Abrafrutas representa mais de 80% das frutas frescas exportadas pelo Brasil. Atua fortemente na promoção internacional, na defesa de interesses junto ao governo e na articulação de políticas para o crescimento sustentável da fruticultura brasileira.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas