A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou, nesta Semana das Crianças, de uma ação social voltada à promoção da alimentação saudável e ao incentivo à solidariedade. A iniciativa beneficiou crianças atendidas pelo projeto social, Grupo de Sopa e Assistência: O Consolador, de Sobradinho/DF que recebeu a doação de frutas frescas enviadas pelos associados da entidade.
Criado em 2005, o projeto O Consolador surgiu em parceria com instituições de ensino e, desde o início, tem como base a colaboração e o voluntariado, sem o recebimento de verbas públicas. O custeio das atividades é realizado por meio de doações, o que reforça o caráter genuinamente comunitário da ação.
Antes da pandemia, o projeto contava com uma estrutura mais robusta, atendendo mais de cem crianças com aulas, atividades educativas e até atendimento odontológico no local. Um dos exemplos mais inspiradores vem de uma das crianças beneficiadas, que recebeu apoio durante a infância e hoje atua em uma das instituições parceiras, no departamento jurídico, mostrando o impacto transformador da iniciativa.
Mesmo com as dificuldades e a pausa durante a pandemia, o projeto foi retomado, de forma mais modesta, mas com a mesma dedicação, e segue firme como exemplo de resiliência. O coordenador Charles Pena destaca, no entanto, que há necessidade de mais mão de obra e apoio voluntário para que o projeto volte aos moldes de antes, com novas atividades e mais atendimentos.
A ação da Semana das Crianças foi marcada por momentos de alegria e conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada desde a infância.
O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, ressaltou o compromisso do setor com o bem-estar e a responsabilidade social.
“Com o apoio de nossos associados, sempre sensíveis e comprometidos com causas sociais, conseguimos doar frutas e levar alegria a essas crianças neste dia especial. A doação de frutas é uma forma de compartilhar o que produzimos de melhor e reforçar a importância de hábitos saudáveis desde cedo. Ficamos muito felizes em contribuir com uma causa que leva saúde e sorriso às crianças.”
A Abrafrutas, segundo Brandão, trabalha na promoção da frutas mas sem esquecer também de promover ações de responsabilidade social e sustentabilidade, reforçando o papel da fruticultura brasileira como um setor que, além de gerar emprego e renda, contribui ativamente para o desenvolvimento humano e o bem-estar das comunidades.