Entidade cobra do Mapa e do MDIC medidas de proteção comercial diante da disparada de compras externas a preços abaixo do custo de produção nacional

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) enviou ofícios aos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) alertando para o salto nas importações brasileiras de morango congelado. O avanço da fruta, vinda principalmente do Egito, tem pressionado o mercado interno e ameaça a rentabilidade dos produtores rurais.
Segundo dados do Comex Stat/MDIC citados pela entidade, o Brasil importou cerca de 42 mil toneladas do produto em 2025, sendo 83% de origem egípcia. Entre janeiro e julho de 2026, as compras externas já atingiram 34 mil toneladas, com 93,4% (32 mil toneladas) vindo do Egito, o que representa um crescimento de quase 35% frente ao mesmo período do ano anterior.



