Videiras estão carregadas em pleno outono e as colheitas aumentaram na cidade.
Colheitas de uvas aumentam no outono em Porto Feliz — Foto: Reprodução/TV TEM
As safras de uva estão carregadas em pleno outono e as colheitas no interior de São Paulo têm aumentado nesta época do ano.
Na fazenda da dona Claudeci, em Porto Feliz (SP), a colheita começou no final de abril e vai até o final de julho, portanto, três meses de produção.
Ela e os dois filhos vão colher uva de quatro mil pés na safrinha. Quase tudo é da Niágara rosada, a variedade de mesa mais cultivada no interior de São Paulo.
Para garantir essa produtividade, além da irrigação e dos tratos corretos, foi preciso investir em uma proteção.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 06/06/2021)
Com as uvas livres do ataque de pássaros e de outros animais, os consumidores recebem uma fruta diferenciada, que é comercializada no Mercadão da capital paulista e também na região.
Em outro ponto de Porto Feliz, há mais uma plantação e um trator já levando parte da colheita da manhã. O sítio da família Santos é um dos mais tradicionais do município quando o assunto é o plantio de uva e, há pelo menos 30 anos, tem colheita em parte do outono e do inverno.
No total, 15 mil pés de uva são cultivados na propriedade e oito mil são preparados para produzir nesta época.
Os preços pagos ao produtor variam conforme a oferta. Eles tendem a ser melhores no final da safrinha, quando há menos fruta disponível para venda. Até julho, a fartura vai se repetir na cidade.
Fonte: Nosso Campo, TV TEM