logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Inverno: veja lista com 11 frutas da estação

Hoje começa o inverno, mas mesmo que o friozinho desperte aquela vontade de comer alimentos gordurosos, é importante estar atento para conseguir uma boa alimentação durante a estação. Para manter a nossa temperatura corporal em torno de 37ºC no inverno, o nosso corpo gasta mais calorias e, por isso, temos a sensação de estar sempre com fome. Para não cair nas tentações do inverno e manter a dieta equilibrada neste período, nada como consumir frutas fresquinhas da estação nos lanches entre as refeições. A nutricionista Priscila Peixoto indica para os leitores do Eu Atleta uma lista de 11 frutas da época e mostra seus principais benefícios. Confira:

1. Carambola

 

Graças ao baixo nível calórico e por possuir fibras, a carambola é uma ótima opção para dietas de emagrecimento. — Foto: Shutterstock

Graças ao baixo nível calórico e por possuir fibras, a carambola é uma ótima opção para dietas de emagrecimento. — Foto: Shutterstock

A carambola é uma aliada do emagrecimento, porque é uma fruta com muito poucas calorias. Priscila comenta que a fruta é rica em vitamina C e antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo e combatem o envelhecimento. Além disso, a fruta possui fibras que dificultam o aumento de açúcar no sangue, logo, pode ser consumida por pessoas com diabetes.

Ela possui compostos bioativos que podem prevenir gordura no fígado, reduzir os níveis de colesterol, além de ser uma fruta aliada a proteção do câncer de fígado. Entretanto, a nutricionista alerta que apesar de seus benefícios, a carambola é contraindicada para pessoas que possuem insuficiência renal, pois possui uma toxina que esses portadores não conseguem eliminar do corpo. Como a toxina não é eliminada, ela acumula no sangue, e pode provocar sintomas como vômitos e confusão mental.

2. Banana

 

A banana é rica em potássio e uma grande aliada das dietas — Foto: Divulgação/Getty Images

A banana é rica em potássio e uma grande aliada das dietas — Foto: Divulgação/Getty Images

A fruta é uma aliada na regulação do intestino pois é rica em fibras. Além disso, possui potássio, vitaminas C e B6, antioxidantes e carboidratos. A nutricionista explica que a banana também previne doenças cardíacas, pois suas fibras ajudam a diminuir a absorção de colesterol no intestino, e o seu teor de potássio tem papel fundamental para o funcionamento do coração, o que ajuda a diminuir o risco de infarto. A banana também faz bem para a digestão, aumenta a saciedade e ajuda a evitar câimbras musculares. Ela é uma ótima fonte de carboidrato, assim, é uma boa opção de consumo pré-treino para fornecer energia para as atividades físicas.

Caju

 

Além de reforçar a imunidade o caju tem ação antioxidante. — Foto: Shutterstock

Além de reforçar a imunidade o caju tem ação antioxidante. — Foto: Shutterstock

Apesar de não ser teoricamente uma fruta, e sim um pseudofruto, vale a pena incluir o caju nesta lista! Ele possui vitamina C, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio. Peixoto explica que ele ajuda a aumentar a imunidade, pois a combinação da vitamina C e zinco tem ação antioxidante e ajuda a diminuir o estresse oxidativo das células. O caju é pouco calórico e é rico em fibras, o que ajuda na sensação de saciedade e garantir o funcionamento do intestino. Um estudo de 2017 também mostrou que o caju ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, o que garante uma boa saúde do coração.

4. Caqui

 

Caqui  — Foto: Istock Getty Images

Caqui — Foto: Istock Getty Images

A nutricionista afirma que por ser uma fruta riquíssima em fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento do intestino, e ajuda a prevenir a prisão de ventre. Ele também é rico em vitamina A, C, E e minerais que atuam no bom desenvolvimento das funções do organismo.

O caqui contém licopeno, betacaroteno e uma grande quantidade de frutose, portanto deve ser consumido com cautela por portadores de diabetes. Além disso, a fruta possui luteína e zeaxantina, que estão diretamente relacionadas à redução do risco de doenças oculares. Devido ao seu alto teor de açúcar, é uma boa opção de fruta para se ingerir antes dos treinos para dar energia, além de ter potássio, que ajuda na reposição da perda do mineral durante os exercícios.

5. Coco

 

Coco: rico e fibras e gorduras boas — Foto: Istock Getty Images

Coco: rico e fibras e gorduras boas — Foto: Istock Getty Images

A polpa do coco é rica em nutrientes como fibras e gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade, assim é um aliado no processo de emagrecimento. Possui vitaminas do complexo B e vitamina C, que ajudam no combate ao envelhecimento e prevenir doenças degenerativas. A água do coco é ideal para reposição de líquido e sais perdidos na transpiração, pois é rica em potássio, cálcio e magnésio. Priscila Peixoto explica que o alto teor de fibras presente no coco contribui para o bom funcionamento do intestino.

6. Kiwi

 

O kiwi possui pectina que ajuda no bom funcionamento do intestino. — Foto: Shutterstock

O kiwi possui pectina que ajuda no bom funcionamento do intestino. — Foto: Shutterstock

O kiwi, além de possuir poucas calorias, tem grande valor nutricional pois é rico em vitamina C e K, potássio, folato e fibras. Além disso, possui antioxidantes e flavonoides que ajudam a reduzir a inflamação crônica do trato respiratório e o estresse oxidativo. A nutricionista comenta que o kiwi ajuda a evitar a prisão de ventre, pois é uma fruta rica em fibras, principalmente a pectina, que ajuda não só a facilitar o movimento do intestino, mas atua também como um laxante. Ele possui também em actinidina, uma enzima que atua na digestão de proteínas O kiwi também é rico em água, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos, já que favorece a eliminação deles pela urina.

7. Laranja

 

Laranja  — Foto: Istock Getty Images

Laranja — Foto: Istock Getty Images

Apesar de ser conhecida por ser rica em vitamina C, a laranja também possui também flavonoides e betacaroteno. Por ter uma grande concentração de fibras, ajuda a diminuir a absorção de colesterol e melhora o funcionamento do sistema digestivo. A fruta também é uma boa fonte de ácido fólico, que ajuda na diminuição de crises alérgicas. Os carotenóides, junto com a vitamina C, ajudam no bom funcionamento da tireóide. Ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, reduz o estresse oxidativo associado à diabetes e também a modular o açúcar no sangue.

8. Maçã

 

maçãs eu atleta — Foto: Istock Getty Images

maçãs eu atleta — Foto: Istock Getty Images

Tanto a polpa quanto a casca da maçã são ricas em vitaminas C, sais minerais como cálcio, fósforo e potássio. Ela também é uma fruta pouco calórica e rica em fibras, que ajuda no funcionamento do intestino. Priscila explica que a maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel, que ajuda a diminuir a absorção de gorduras provenientes da alimentação. Assim, a fruta age na redução do colesterol, o principal responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A maçã possui polifenóis que ajudam a reduzir a absorção de açúcar no sangue, e assim, ajudam a reduzir a glicemia. Além disso, a maçã possui um poderoso antioxidante, a quercetina, que ajuda a eliminar radicais livres do organismo e tem ação anti-inflamatória.

9. Mexerica ou tangerina

 

A nutricionista explica que as fibras solúveis da mexerica contribuem com as bactérias benéficas do instestino. — Foto: Shutterstock

A nutricionista explica que as fibras solúveis da mexerica contribuem com as bactérias benéficas do instestino. — Foto: Shutterstock

A mexerica além de possuir poucas calorias, ajuda a diminuir a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares no organismo. A fruta possui alto teor de ácido ascórbico, um ótimo antioxidante natural, além de potássio. Outro benefício apontado pela nutricionista é a quantidade de fibras presentes na fruta que ajudam a regular o trânsito intestinal. Além disso, as fibras solúveis da mexerica ainda fortalecem as bactérias benéficas do intestino, essenciais na proteção contra infecções.

A fruta ajuda o organismo a absorver o ferro dos outros alimentos, assim, ajuda a evitar o aparecimento de anemia. A mexerica também é rica em água e sais minerais, o que ajuda na reposição dos eletrólitos perdidos durante a prática de atividade física.

10. Morango

 

O morango ajuda no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos. — Foto: iStock Getty Images

O morango ajuda no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos. — Foto: iStock Getty Images

O morango contém, em sua composição nutricional, vitaminas como a E, betacarotenos, compostos bioativos e é uma excelente fonte de vitamina C. Assim, é uma fruta que reforça a imunidade e ajuda no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos. Além disso, a vitamina C presente no morango, ajuda na produção de colágeno, deixando a pele mais firme. A fruta também possui proteínas, fibras e gorduras boas que causam sensação de saciedade. O morango também contribui na saúde dos olhos, pois contém zeaxantina, um carotenóide que ajuda a proteger os olhos dos raios violetas vindos da luz solar.

11. Uva

 

Uvas  — Foto: Istock Getty Images

Uvas — Foto: Istock Getty Images

A nutricionista explica que a uva é uma fruta rica em antioxidantes, encontrados principalmente em sua casca, folhas e sementes, que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como prevenção do câncer, diminuição da fadiga muscular e melhora do funcionamento do intestino. A fruta tem boas concentrações de potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e contribui para a saúde do coração. A uva possui baixo índice glicêmico e tem resveratrol, substância que aumenta a sensibilidade à insulina e melhora a capacidade do corpo de usar glicose. Ela ainda possui diversas vitaminas como A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Fonte: Priscila Peixoto Baptista é nutricionista e possui especialização nas áreas de Nutrição na Saúde e Qualidade de Vida, Obesidade e Emagrecimento e também em Nutrição Esportiva Funcional.