logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Roraima tem potencial para desenvolver a fruticultura, diz especialista

O Estado de Roraima possui uma cadeia para a fruticultura, mas precisa trabalhar a questão da tecnologia e utilizar metodologias para desenvolver o setor
Está sendo feito um trabalho com uma proposta mais estruturada de produção integrada de fruticultura em Roraima (Foto: Divulgação)

A fruticultura ainda não é o setor mais forte de Roraima. Porém, segundo especialista dessa área, o trabalho que vem sendo desenvolvido pode render bons frutos e deixar o Estado entre um dos maiores produtores da região Norte.

E Roraima, para chegar a esse nível, já reúne condições favoráveis para alavancar a produção de frutos como laranja, limão, abacaxi, maracujá, mamão, entre outros.

Por enquanto, conforme o diretor de Negócios Viveiro & Agrícola, Charles Henz, que faz parte da Embaixada de Fruticultura em Roraima, a região sul do Estado concentra 70% do plantio de citrus, chegando a uma área plantada de mil hectares. “É uma produção muito tímida em relação a outros estados”.

Henz concedeu entrevista à Rádio Folha FM 100.3, neste domingo (13), durante o programa Agenda da Semana, apresentado pelo economista Getúlio Cruz.

“Mas, a produção de fruticultura em Roraima é viável porque reunimos as melhores condições naturais, pois temos o melhor solo; água em abundância em superfície; temos mais horas-luz do que o mundo inteiro, em média de 12h30 a 13h luz e isso para a fruticultura é excelente para fazer todo esse processo de crescimento e amadurecimento das frutas, o sabor. Temos a segunda melhor laranja do país por essas razões”, afirmou Henz.

“Temos todo o campo para trabalhar a economia verde, reduzindo assim o impacto ambiental, explorando essas áreas para poder preencher esses espaços abertos que foram depredados. E quando for abrir, tem que ser com a proposta de produzir de forma sustentável, responsável. Aqui temos tecnologias e metodologias que são possíveis fazer isso e já estamos fazendo em Rorainópolis”, ressaltou.

Mesmo com condições favoráveis, Henz disse que o Governo e fruticultores precisam ser agressivos no sentido de estruturar a parte de assistência técnica.

“É necessário chegar no produtor e orientá-lo da forma certa, capacitá-lo para que entenda o papel dele. É preciso resolver essa questão de regularização fundiária pra que esse produtor tenha acesso ao título dele e, a partir daí, possa acessar os programas de crédito do governo. O produtor tem que se capacitar, fazer parte de uma associação ou cooperativa, assim vai criando a cultura de produtor profissional, com certificado, para que possa reunir a produção dele e entregar para comercialização”, comentou Henz.

O integrante da Embaixada de Fruticultura em Roraima, afirmou que o estado possui uma cadeia para a fruticultura, mas precisa trabalhar a questão da tecnologia, absorvendo as melhores práticas desse segmento, já existentes em outros estados, inclusive da região Norte, e aplicar em Roraima de forma profissional. “Mas, para isso, precisamos de capacitação, precisamos dessa visão”, disse Henz.

Charles Henz: “É necessário chegar no produtor e orientá-lo da forma certa, capacitá-lo para que entenda o papel dele” (Foto: Divulgação)

 

GENÉTICA

O diretor de Negócios Viveiro & Agrícola, Charles Henz, explicou que está sendo realizado um trabalho entre a Embrapa e a empresa Abrafrutas, para o melhoramento genético de citrus.

“Estamos também trabalhando outras tecnologias, para fazer a produção integrada, para que seja explorado todo o espaço terrestre e, assim, comece a produzir. Estamos tentando criar um modelo de produção sustentável eficiente junto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca”.

“Com a execução desse trabalho, teremos uma proposta mais estruturada de uma produção integrada de fruticultura em Roraima. E, daqui a uns três ou cinco anos teremos resultados mais animadores”, ressaltou.

CRÉDITOS

Para alavancar a produção de citrus em Roraima, os produtores precisam participar de programas de incentivo para ter acesso ao crédito.

“Créditos existem, mas essa oferta precisa ser ampliada, o que não ocorre porque o Estado passa por alguns entraves como questão fundiária; zoneamento ecológico; capacitação do produtor para trabalhar de forma associada ou cooperada, pois precisa estar preparado para saber que vai pegar dinheiro, ou seja, precisa ser capacitado em educação financeira. Tem alguns entraves que estamos vencendo a cada dia, o que precisa é acelerar. O programa de crédito existe, mas precisa ser colocado na mão do produtor, e ensinar a produzir. Ele vai dar retorno tanto para o estado quanto para a economia”, esclareceu Henz.

Webinar Citricultura será realizado dia 22 deste mês

O Programa de Melhoramento Genético de Citros (PMG Citros) liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura vem desenvolvendo atividades de pesquisa e transferência de tecnologia em toda a região Amazônica. A avaliação de combinações copa/porta-enxerto, aliadas às técnicas modernas de manejo sustentável, vem permitindo uma renovação e diversificação dos pomares cítricos. Neste Webinar, serão apresentados os principais resultados dos estudos de fitotecnia e melhoramento genético para a região.

Na região amazônica, o PMG Citros vem atuando nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Aqui no estado do Pará, as pesquisas são realizadas em parceira com um produtor de citros no município de Capitão Poço. Este tipo de parceria é de fundamental importância para o alcance dos resultados, pois o produtor observa em sua propriedade quais cultivares da Embrapa são mais adaptadas ao manejo e tratos culturais utilizados na propriedade.

Isso gera uma vitrine tecnológica para todo o estado e região amazônica. E as cultivares que vem se destacando já podem ser adquiridas aqui na região, em viveiros licenciados pela Embrapa. Como a demanda tem sido bastante grande, recomenda-se que o produtor planeje com antecedência a aquisição das mudas, pois no momento não se tem para pronta-entrega. O correto é entrar em contato com o viveiro credenciado e realizar uma encomenda, com pelo menos um ano de antecedência.

Aliado aos materiais genéticos superiores, práticas como adensamento e utilização de cobertura vegetal vem proporcionando um aumento da produtividade por hectare, e maior resistência ao stress hídrico. Estes e outros avanços na pesquisa com citros da Embrapa serão apresentados no Webinar.

Webinar Citricultura Sustentável na Amazônia

22/06 – 9h às 12h

Canal da Embrapa Amazônia Oriental no Youtube

Temas e palestrantes

-Novas cultivares porta-enxerto da Embrapa

Walter dos Santos Soares Filho – Embrapa Mandioca e Fruticultura

-Rede de avaliação de combinações copa/porta-enxerto na região Norte

Fábio de Lima Gurgel – Embrapa Amazônia Oriental

-O papel das coberturas vegetais (adubos verdes) em pomares cítricos

José Eduardo Borges de Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura

-Vantagens e desvantagens do adensamento de plantio em citros

Eduardo Augusto Girardi – Embrapa Mandioca Fruticultura

-Atualizações sobre os estudos de estresse hídrico em citros

Dayse Drielly Souza Santana Vieira – Universidade Federal do Oeste do Pará

Canal da Embrapa no Youtube 

Fonte: Folha BV