logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Comitiva da Rota da Fruticultura conhece pesquisas da Embrapa Semiárido

A Embrapa Semiárido recebeu na quinta-feira, 24 de julho, a Comitiva da Rota da Fruticultura Ride-DF, que esteve em Petrolina para conhecer as práticas e experiências da fruticultura irrigada na região. A ação faz parte das Rotas de Integração Nacional, uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover a inovação e incentivar as cadeias produtivas e o crescimento econômico. Na visita, liderada pela Codevasf, estavam presentes representantes de entidades como Emater, Secretarias de Agricultura dos Estados participantes da RIDE/DF, dirigentes de cooperativas e associações e técnicos do setor, e o Deputado Federal General Girão.

A equipe fez uma visita técnica ao Campo Experimental de Bebedouro para conhecer as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Semiárido, como a apresentação dos novos clones de umbu gigante e as adaptações da pereira, macieira e caquizeiro na região. Pedro Gama, Chefe Geral da Unidade, agradeceu a presença e o interesse da Comitiva em visitar o centro de pesquisa. “É uma visita breve, mas que nos dá a oportunidade de apresentar o que desenvolvemos numa situação muito específica de agricultura irrigada em condições de Semiárido tropical”.

O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Flávio de França Souza, introduziu brevemente aos visitantes a linha geral de pesquisa e tecnologias desenvolvidas na Unidade. “O Semiárido tem realidades muito diversas sob vários aspectos, e para tanto nós organizamos a nossa programação de pesquisa em três grandes temáticas: recursos naturais, agropecuária dependente de chuva e agricultura irrigada, e a fruticultura está presente em todas elas”.

Para Luiz Curado, coordenador do Grupo de Trabalho da Rota da Fruticultura Ride/DF na Codevasf, a visita é um momento para entender a dimensão dos trabalhos realizados pela Empresa. “Estamos aqui para compreender esse processo de desenvolvimento das pesquisas em fruticultura irrigada, que há anos contribui para o cenário produtivo da região”. A Comitiva também visitou uma área de plantio comercial de pereiras na Fazenda Frutecer, do produtor Edson Nakahara, que conta com o apoio da Embrapa.

Para Edson, a visita é uma ótima chance de levar novos conhecimentos para outros produtores. “A Embrapa faz um excelente trabalho conosco e mais produtores têm que conhecer esse esforço, por que essa parceria é muito importante todo o Vale do São Francisco”.

Fonte: Agência de Notícias Defesa