logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas Mapa e produtores de citros se reúne para tratar demandas do setor

 

Representada pelo presidente Guilherme Coelho que esteve em Brasília essa semana para cumprimento de agenda, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) juntamente com a Associação Brasileira de Citrus de Mesa (ABCM) e produtores de Citrus, estiveram reunidos ontem (2) no Ministério da Agricultura com a Ministra Tereza Cristina para tratar dentre diversos assunto, a abertura de novos mercados para a citricultura brasileira.

O presidente da ABCM, Tony Simonetti, afirma que apesar do Brasil ser o maior produtor de laranja do mundo, ainda tem pouco reconhecimento no que se diz a citricultura de mesa, nesse sentindo é preciso melhorar os relacionamentos para que seja feito um melhor trabalho de exportação. Ele afirma que os associados estão sendo certificados para o alcance de outros mercados.

 

 

Em parceria com a UPL estamos certificando nossos associados para União Europeia, com certificados do Global Gap, de modo a melhorarmos os trabalhos de exportação. Temos qualidades das frutas e segurança alimentar para exportarmos, precisando de melhorias nos trâmites”, afirmou Simonetti.

O Brasil produz cerca de 20 milhões de toneladas de laranja, limão e tangerina todos os anos. Isso representa 25% do total global na produção de citros. De acordo com o IBGE são 592,8 mil hectares de laranja, 56,7 mil de limão e 52,9 de tangerina.

Além desse e outros assuntos, foi discutido também extensão do seguro rural para a cultura de citros contra seca e eventos climáticos que prejudicam e afetam a produtividade, gestão logística portuária no que se refere a demora de liberação dos Certificados Fitossanitários em razão do baixo número de Fiscais Agropecuário, sendo essa também uma demanda antiga de todo o setor de frutas e critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo à praga denominada Cancro Cítrico.

Outro ponto de destaque foi o incentivo ao consumo de frutas cítricas no país. Segundo o presidente da ABCM, todo o material de incentivo é feito somente pela associação e produtores, nesse sentindo, ele pede ajuda ao governo para que juntos possam fomentar através de campanhas o consumo dessas frutas.

Foto: CHARLES DAMASCENO

A ministra Tereza Cristina, que estava acompanhada do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, e do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Flávio Campestrini, se comprometeu a passar algumas das demandas discutidas para a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura do Mapa para analisarem os trabalhos que podem ser feitos junto ao setor para sanar os problemas existentes. Propôs ainda que fosse criado um grupo de trabalho dentro do ministério para tratarem as demandas existentes.

“Queremos resolver os gargalos existentes do que temos hoje e evoluir melhorando as que forem surgindo mais a frente. O setor de citros precisa estar mais presente aqui no Ministério da Agricultura. Nós abrimos nesses dois anos e nove meses 150 novos mercados e queremos abrir mais, queremos chegar aos 200”, afirmou a ministra.

 

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas