logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Melancias brasileiras faturam US$ 7 milhões por motivos de exportação até agora nesta temporada

 

Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) informou que, segundo dados do Ministério do Comércio Exterior (Secex) , desde agosto de 2021 – início da safra 2021/22 – pouco mais foi exportado de 86,4 mil toneladas de melancia, movimentando cerca de US$ 7 milhões.

Em linha com o exposto, os valores parciais representam aumentos de 3% e 13%, respectivamente, quando comparados ao mesmo período da safra anterior, que foi recorde. A Abrafrutas indicou que “se o ritmo de embarques continuar semelhante ao de 2020/21, os embarques de melancia provavelmente baterão recorde para mais uma temporada”.

No entanto, vale ressaltar que problemas logísticos continuam afetando os embarques brasileiros. A demora na chegada dos navios aos portos e a disponibilidade restrita de contêineres têm significado um ônus maior para os exportadores, além de gerar queda na qualidade da fruta destinada à Europa.

Com base nas informações da Abrafrutas, o aumento dos custos de produção tornou as margens mais restritas, principalmente pela dificuldade de repassar esses valores aos preços de venda.

Em um sentido mais positivo, a Associação indicou que “na região exportadora do Rio Grande do Norte (RN)/Caerá (CE), a colheita de melancia foi pouco afetada pelas chuvas que atingiram o Nordeste do Brasil, além disso, os problemas fitossanitários observados são leves, contribuindo para manter a produtividade média em torno de 35 t/ha”.

Fonte: Portal EditorialPortuario.cl