O programa busca diversificar a produção agrícola do município e proporcionar alternativa de geração de renda aos agricultores familiares, oferecendo orientação e assistência técnica para o cultivo do morango e apoio na encomenda de mudas, com contrapartida da Prefeitura no transporte das mesmas.
Tradicionalmente, as mudas de morango chegam em abril ou maio, se tratando de mudas de cultivares de dia curto, e no mês de junho as de dia neutro. Os produtores optaram por adquirir variedades que pudessem ser plantadas mais cedo, e também fossem de qualidade, proporcionando a antecipação da colheita dos morangos.
As mudas, que atenderam a esse mercado, foram provenientes da Segóvia, na Espanha, sendo escolhida a cultivar San Andreas, por ser mais utilizada em cultivo fora do solo e por se tratar de plantas que não são influenciadas pelo fotoperíodo, e sim pela disponibilidade de água e temperatura, também conhecidas por cultivares de dia neutro. Outro motivo da escolha desta variedade é porque melhor se adaptou no município.
Na foto, os produtores Iolanda e Solismar Milbrats foram os primeiros a acessar os benefícios do Programa de parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural Municipal e a Emater/RS-Ascar.
Saiba Mais
Fonte: EMATER/RS