Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo Alto São Rafael na propriedade de Giovani Rigoni, na comunidade São Judas. A segunda colheita foi um sucesso, batendo um recorde de comercialização, por isso, foi encerrada a visitação: em dois finais de semana as 3 mil toneladas previstas nesta safra foram esgotadas pelos turistas que estiveram na localidade.
Quem está vibrando com os resultados é o Giovani Rigoni, produtor que faz parte do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, que comentou que os turistas não queriam sair do parreiral sem levar a fruta para casa.
“A safra superou minhas expectativas. Eu pensava que levaria de quatro a cinco semanas para comercializar tudo. Estou feliz com a repercussão e, em breve, começo a me preparar para a próxima colheita, prevista para o fim do ano. Minha expectativa agora é chegar a quatro toneladas na próxima safra”, disse o produtor.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, comentou sobre as expectativas de colheita para a terceira safra prevista de 10 toneladas da fruta. Agora, mais uma área estará em produção, a do Osvaldino Neto que vem somar ao sucesso do polo.
“A próxima safra está prevista para fim de novembro ou início de dezembro. Estamos muito felizes com os resultados e de ver os produtores abraçando as oportunidades do Programa Municipal de Fruticultura, com o fomento de mudas, assistência técnica e organização para comercializar os frutos. É melhoria na renda do produtor, com o aproveitamento de pequenas porções de terra, e uma forma de impulsionar o turismo na região que é rica em belezas naturais”, disse o secretário.
O Programa Municipal de Fruticultura, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, conta hoje com a participação de cinco produtores, sendo três em produção. As variedades produzidas são a Isabel Precoce e Niagara Rosada.