logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Mapa publica lista de 28 processos com prioridade de registro de agrotóxicos

Objetivo é priorizar o registro de produtos que tenham como alvo pragas importantes para a agricultura brasileira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira (19), a seleção dos processos de registro de agrotóxicos e afins que passarão a ter prioridade de análise dos registros em função das pragas que hoje mais preocupam a agricultura.

Ao todo, foram selecionados 28 processos, entre 394 elegíveis, de 67 empresas registrantes. Seis pragas consideradas prioritárias não tiveram nenhum pleito de registro de agrotóxicos para o seu controle: 4 bactérias e 2 pragas quarentenárias presentes na mosca-da-carambola e ácaro-hindu dos citros.

A seleção atende ao Decreto nº 10.833/2021 e foi realizada conforme os critérios definidos na Portaria nº 581/2022 que objetiva o controle de pragas importantes para a agricultura e busca promover a competitividade, a fabricação e a formulação nacional dos agrotóxicos que tenham essas pragas como alvo. Além disso, a Portaria busca trazer critérios objetivos e dar transparência ao processo de escolha dos pleitos de registros a serem priorizados.

“A intenção da seleção é dar celeridade à aprovação de soluções para o controle químico dos problemas fitossanitários que mais afligem os agricultores no momento”, explica o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Confira a lista no site do Mapa. 

Fonte: Mapa