ABRAFRUTAS

logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Pesquisador da Embrapa fala sobre a importância da agricultura irrigada e a sua relação com a fruticultura brasileira

Irrigation system in function watering agriculutural plants

Utilização de drones, novos equipamentos que aplicam a água de maneira mais eficiente, pickdata com inteligência artificial, satélite e robôs, essas são apenas algumas das inovações que acontecem no campo quando o assunto é agricultura irrigada. Hoje, o Brasil, pioneiro na produção de alimentos e frutas, é uma referência no manejo dessa técnica.

E para você entender um pouco mais sobre o tema, o site do Frutas do Brasil – programa de exportação da  Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – conversou com Lineu Rodrigues, chefe adjunto de centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a respeito da técnica e a sua relação com a fruticultura no país.

De acordo com o pesquisador, a agricultura irrigada é utilizada desde a época da Mesopotâmia para cultivar plantas em áreas com escassez de chuva. Essa técnica é realizada por meio de sistemas de irrigação, que permitem ao agricultor controlar a quantidade de água que é aplicada nas plantas. Na produção de frutas no Brasil, a agricultura irrigada tem sido um fator chave para garantir a produção de alimentos em regiões semiáridas, e uma espécie de seguro para os períodos de incerteza hídrica, tão comuns. Além disso, ela é a responsável pelo aumento da renda de agricultores e da segurança alimentar do país.

Outro fator importante é que a irrigação permite a diversificação da produção agrícola, garantindo a produção de frutas que não são típicas da região. Por exemplo, no Nordeste do Brasil, a agricultura irrigada possibilita a produção de frutas como a manga, a laranja e a goiaba – todas frutas carro-chefe na exportação brasileira.

“A agricultura irrigada é fundamental para a produção de frutas de qualidade para poderem ser exportadas. Isso porque ela facilita a plantação, já que a chuva não consegue suprir a necessidade de água das plantações de alimentos”, explica o pesquisador.

Lineu explica, ainda, que mesmo já tendo  8,5 milhões de hectares irrigados, o Brasil possui ainda muito potencial para expandir o uso da técnica: “Uma área irrigada consegue produzir bem mais alimentos do que uma não irrigada, e o Brasil pode expandir 55 milhões de hectares dessas áreas”, conta. Segundo Lineu, a legislação, que muitas vezes não permite a expansão da técnica no campo, ainda é um ponto que precisa ser melhorado.

 

Sobre o Frutas do Brasil

 

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Vale ressaltar que todos os associados irrigantes da Abrafrutas tem um compromisso com a sustentabilidade ambiental e utilizam técnicas avançadas de proteção dos mananciais e uso racional da água em suas operações.

 

[glt language="English" label="English" image="yes" text="yes" image_size="24"]
[glt language="Spanish" label="Español" image="yes" text="yes" image_size="24"]