logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Feira da Goiaba no Distrito Federal começa nesta sexta-feira

O evento acontece em dois finais de semana, de 3 a 5 e de 10 a 12 de março

A 8ª edição da Feira da Goiaba começa na sexta-feira (3) na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O evento celebra a época de colheita da fruta mais cultivada do Distrito Federal e acontece em dois finais de semana, nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de março.

O evento contará com o Empório da Goiaba, onde os visitantes podem comprar a fruta in natura e derivados como doces e geleias; o espaço da Florabraz, com uma diversidade de plantas; o galpão do artesanato e ainda atividades como o já tradicional Colha & Pague da Goiaba. No estande institucional da Emater-DF, localizado no Empório da Goiaba, haverá um plantão técnico para aqueles que quiserem sanar dúvidas sobre a produção ou sobre a fruta.

“A Feira da Goiaba é uma ótima oportunidade para os produtores comercializarem seus produtos. A feira está gerando emprego, renda e entretenimento para o público rural. Brazlândia concentra pouco mais de 90% da produção da fruta e por isso a feira acontece aqui”, afirmou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

Foto: Emater

Produção da fruta 

Atualmente, a goiaba é cultivada por 123 produtores rurais do DF. Segundo a Emater-DF, em 2021 foram produzidas 9.188 toneladas em 313,6 hectares (ha) de área rural.

E são muitas variedades da fruta na capital, como a Paluma, a Tailandesa, a Cortibel e a Pedro Sato, na feira é possível conhecer todas elas. No Empório da Goiaba serão 30 estandes de produtores da região, que comercializarão as quatro cultivares de goiaba.

goiaba

 Foto: Divulgação/Emater-DF

Colha & Pague

Parte da programação, o Colha & Pague da Goiaba neste ano vai acontecer no dia 11 de março, no período da manhã, com agendamento feito direto com a produtora rural, proprietária da chácara onde ocorrerá a atração. Além de colher a fruta do pé, os visitantes conhecerão um pouco sobre o cultivo e as diferenças entre os tipos de goiaba. As informações sobre o evento, bem como as inscrições, serão divulgadas nos próximos dias.

No dia 7 de março (terça-feira) será realizada uma oficina sobre a poda da goiabeira. A atividade é voltada para produtores locais e de outras regiões do DF interessados no cultivo da fruta.

Serviço

  • Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia
  • Datas: 3, 4, 5 e 10, 11 e 12 de março
  • Horário: Sexta-feira a partir das 18h. Sábados e domingos de 10h às 22h
  • Classificação: livre
  • Entrada: gratuita

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Fonte: Canal Rural