logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Janaúba (MG) sedia eventos da cultura da bananeira

De 27 a 30 de março, em Janaúba (MG), acontecem o Abanorte Fruit Connections e o IV Workshop sobre Fitossanidade na Cultura da Bananeira (BananaFIT). Os eventos são realizados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, e Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte).

Cerca de 600 pessoas de todas as regiões do Brasil, entre fruticultores, empresários, especialistas e técnicos da fruticultura e agroindústrias, profissionais da assistência técnica, extensão rural e defesa fitossanitária, acadêmicos, pesquisadores e profissionais das indústrias de insumos químicos e biológicos para a agricultura estão inscritos.
Na programação dos dois eventos, estão palestras ministradas por especialistas de instituições brasileiras e estrangeiras. Os dias 27 e 28 vão ser dedicados ao FruitConnections.

No dia 27, das 20h às 22h30, o coquetel de celebração dos 30 anos da Abanorte e dos 50 anos da Embrapa vai contar com apresentações de roda de viola e dança regional. No dia 28, no painel “Brasil: Uma potência agroambiental”, das 14h às 14h10, haverá a apresentação “IV BananaFit: fitossanidade em pauta”.

Quarta edição

É a primeira vez que o Banana FIT é realizado fora das dependências da Embrapa Mandioca e Fruticultura desde a primeira edição, em 2014 – o evento acontece sempre de dois em dois anos, a exceção do período da pandemia Covid-19.

Segundo o engenheiro-agrônomo Herminio Rocha, analista do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura e um dos organizadores do BananaFIT, o principal objetivo é a interação entre os participantes para a realização de trabalhos em conjunto. “É importante discutir as particularidades das situações vivenciadas no Brasil para otimizar o manejo para estresses de ordem biótica e abiótica.

Com o nível tecnológico empregado na produção de bananas hoje no Brasil, todos nós temos muito a compartilhar sobre as nossas estratégias e manejos”, explica.

“Esperamos projetar ainda mais as tecnologias da Embrapa de forma a impactar o produtor rural de forma imediata, resultando em mais sustentabilidade e rentabilidade nas atividades ligadas à bananicultura”, continua.

No dia 29, das 8h30 às 9h, a abertura oficial do IV Workshop BananaFIT conta com a presença do chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Francisco Laranjeira. Em seguida, das 9h às 9h15, Herminio Rocha apresenta palestra sobre o histórico e os objetivos do evento. No painel Sigatoka – Epidemiologia e Manejo, das 10h30 às 11h, a pesquisadora Sônia Nogueira (Embrapa Pecuária Sudeste) apresenta a palestra “Epidemiologia e manejo da Sigatoka-negra da bananeira no Norte do Brasil e São Paulo”, seguida de debate moderado por Herminio Rocha.

Já no painel Murcha de Fusarium em Bananeiras (raça 1 e raça 4 tropical), das 15h às 15h30, o Manejo integrado da murcha de Fusarium raça 1 no Brasil e situação atual de TR4 no mundo vão ser abordados por Fernando Haddad e das 16h às 16h30, o Programa Nacional de Melhoramento Genético da Bananeira vai ser apresentado por Edson Amorim, ambos pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

No dia 30, no painel Pragas da Bananeira, das 8 às 8h30, as Estratégias de manejo de pragas na bananeira vão ser apresentadas pela pesquisadora Marilene Fancelli. Na mesa-redonda “Qualidade das mudas micropropagadas de bananeiras”,13h30 às 14h, “A superioridade tecnológica das mudas micropropagadas de bananeira: uma tecnologia mundial” vai ser o tema da pesquisadora Ana Cristina Portugal, da Embrapa Agroindústria Tropical.

Panorama da produção

O Brasil é o quarto produtor mundial de banana, após Índia, China e Indonésia, e a produção tem se estabilizado acima das 6,6 milhões de toneladas. As exportações correspondem a menos de 2% da produção total.
A banana é cultivada por grandes, médios e pequenos agricultores nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, São Paulo, Bahia e Minas Gerais são os principais estados produtores.

Serviço:
Evento: Abanorte Fruit Connections e IV BananaFIT
Data: 27 a 30/3
Local: Janaúba (MG)
Informações: http://abanortefruitconnections.com.br/c