logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Mercado Chileno abre as portas para o mamão Brasileiro

 

O Brasil já exporta para Europa, Estados Unidos e outros países da América do Sul

 

Não é de hoje que o Brasil vem conquistando mais e mais espaço no mercado chileno, ano passado o país começou a importar o limão taiti brasileiro e para alegria dos fruticultores, o Chile abriu também oficialmente as portas para o mamão.

O interesse pela fruta se deu pela qualidade e boa reputação da fruta produzida no Brasil, que é considerado uma das melhores do mundo, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), entidade que esteve à frente das negociações junto com o Ministério da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento (MAPA) e Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex).

Com a intenção de abrir este mercado, ano passado o Brasil recebeu uma visita técnica do Chile, para verificar o controle fitossanitário na produção do mamão. Composta por dois auditores do Ministério da Agricultura do Chile (SAG) a missão que ocorreu no estado do Espirito Santo,  foi acompanhada além de produtores locais, por auditores fiscais da Superintendência Federal de Agricultura no ES (SFA-ES/Mapa) e do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/Mapa).

Missão Chile

Meses depois dessa visita, Abrafrutas esteve no Chile com produtores brasileiros para conhecer as particularidades de consumo de mamão no país latino-americano. O objetivo dessa visita foi conversar com os importadores para que pudessem conhecer as especificidades, como a qualidade, maturação, calibres e demais informações que poderiam facilitar a comercialização da fruta.

Segundo o diretor da Abrafrutas, Eduardo Brandão, o mercado está oficialmente aberto e já é possível cadastrar os produtores interessados em exportar. Ainda segundo ele, já tem uma reunião agendada com produtores para discutirem as providências de implementação do Plano de trabalho para começarem as exportações de mamão para este mercado.

Em 2022, o mamão foi a sexta fruta mais exportada do Brasil. O Espirito Santo é o maior estado produtor e exportador de mamão. O Brasil exporta para Europa, Estados Unidos e outros países da América do Sul.