logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Símbolos da fruticultura de Louveira, uva e caqui fazem sucesso na merenda escolar dos alunos da rede municipal

As frutas foram incluídas como novidade na alimentação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e transformaram a merenda em um momento ainda mais saboroso

 

Desde que foram incluídas na merenda escolar dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Louveira, a uva e o caqui caíram no gosto das crianças. Típicas da fruticultura de Louveira, as frutas têm sido oferecidas como suco natural e também in natura pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, como mais uma importante ação em favor da melhoria constante da qualidade da rede municipal de ensino da cidade, reconhecida como uma das mais estruturadas da região.

“No caso específico da uva, a ideia surgiu a partir do projeto da Usina de Uva, que, depois de tantos anos no sonho dos nossos produtores rurais, finalmente está tomando corpo. A nossa intenção é armazenar na usina as uvas que não forem comercializadas em épocas da colheita, e que elas sejam distribuídas para todas as escolas de Louveira. Desta forma, as crianças terão uma alimentação ainda mais gostosa e saudável, com a fruta que é típica da nossa terra. Além disso, é uma forma de contribuir com os nossos produtores rurais para o melhor aproveitamento das safras e valorizar a agricultura familiar na nossa cidade”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O suco de uva já está incorporado na merenda escolar de Louveira há cerca de 1 mês e está sendo ofertado para as crianças duas vezes por semana. As uvas foram distribuídas para as escolas, congeladas em polpa, e estão sendo transformadas em suco pela equipe de alimentação de cada unidade. Assim que estiver em funcionamento, a usina de suco de Louveira irá contribuir muito para que esta realidade vire rotina nas escolas. A usina faz parte de um importante conjunto de ações da Prefeitura para valorização da agricultura em Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e está em fase inicial de construção.

Além da uva, o caqui também foi introduzido in natura na merenda escolar, como sobremesa. “Nós sempre buscamos incluir as frutas da estação na merenda, e como estamos na época do caqui, as frutas estão suculentas e bastante saborosas. As crianças adoram, o que é muito bom porque tanto a uva quanto o caqui têm um alto valor nutricional, além de serem uma delícia”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Fruticultura

A uva e o caqui são as frutas de destaque dentro da agricultura louveirense, que faz parte do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo. Atualmente, a cidade vive a época da colheita do caqui, que acontece entre março e abril; já a safra da uva começa a partir de novembro até janeiro, com a chamada “safrinha”, a partir do mês de abril ao final de maio.

Segundo as informações da Divisão de Agricultura de Louveira, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a cidade possui hoje 210 halqueires de uvas, que produzem 4.200 toneladas por ano, sendo 3.200 toneladas na safra e 1.000 toneladas na safrinha. Do  caqui são 52 halqueires, divididos por 36 produtores, e que produzem na safra 1.500 toneladas por ano da fruta.

 

Fonte: Prefeitura de Louveira