logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Sistemas agroflorestais garantem renda e minimizam emissão de gases

A utilização dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) em propriedades rurais familiares no sul de Santa Catarina tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida

Sistemas Florestais

Foto: Luiz Vianna/Epagri

A utilização dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) em propriedades rurais familiares no sul de Santa Catarina tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida para garantir a renda dos produtores e promover a conservação do solo e da água.

Em municípios como Siderópolis, Turvo e Praia Grande, a produção de banana consorciada com a palmeira-juçara e do café arábica sombreado por espécies nativas são exemplos práticos dessa abordagem.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), essas experiências contribuem para a preservação da biodiversidade no campo e minimizam a emissão dos gases de efeito estufa.

Além disso, os SAFs são considerados sumidouros de carbono, graças ao estoque de carbono presente no componente arbóreo e no solo.

pesquisador da Epagri/Ciram, Fábio Zambonim, coordenador da pesquisa que está identificando as experiências com SAFs no estado, explica que esses sistemas de produção são definidos como formas de uso e manejo dos recursos naturais, nos quais espécies lenhosas são utilizadas em associações com cultivos agrícolas e/ou produção de animais, de maneira simultânea ou sequencial. Dessa forma, obtendo benefícios das interações ecológicas e econômicas resultantes.

Os SAFs podem ser utilizados como estratégia para adequação ambiental de propriedades rurais familiares, como, por exemplo, a recuperação de margens de rios ou topo de morros cujo uso esteja em desconformidade com a legislação ambiental. Essa abordagem promove a produção agropecuária e geração de renda concomitantemente à oferta de serviços ecossistêmicos.

A equipe de pesquisa da Epagri/Ciram, em parceria com extensionistas rurais e técnicos de ONGs locais, visitou as propriedades rurais familiares nos municípios do Sul Catarinense entre os dias 28 e 31 de março. A ação faz parte do projeto de pesquisa “Construção de uma base de informações como subsídio à adequação ambiental e à adoção de sistemas produtivos conservacionistas em propriedades rurais familiares em SC”, financiado pela Fapesc. Com essa iniciativa, espera-se subsidiar recomendações técnicas para a promoção desses sistemas de produção no estado de Santa Catarina.

A utilização do eucalipto tratado, que é uma madeira renovável, ecológica e versátil, também pode ser uma alternativa interessante para a produção em sistemas agroflorestais.

Com a combinação de diferentes cultivos e espécies, os produtores rurais podem obter uma produção diversificada e sustentável, preservando a natureza e garantindo a sua própria subsistência.

Fonte: Canal Rural