Fruta é a preferida dos brasileiros, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Adela Stefan/Getty ImagesO Brasil possui enorme variedade de frutas, como abacate, abacaxi, laranja, jabuticaba, mamão, maçã, cupuaçu, pitanga e uva. Mas uma delas conquistou o coração (e o paladar) dos brasileiros: a banana.
A banana é rica em carboidratos e potássio, contém vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio. As informações constam no livro “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde.
Cheia de nutrientes, a fruta auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Além disso, o consumo regular oferece resistência aos vasos sanguíneos e evita câimbras, devido à presença do potássio. Enquanto as vitaminas do complexo B são responsáveis pela renovação celular e dos músculos.
A banana é recomendada às crianças e indivíduos que sofrem de distúrbios digestivos, por auxiliar no tratamento de diarreia.
Alimentos naturais beneficiam o funcionamento intestinal, devido ao teor de fibras, promovem o equilíbrio das funções vitais do organismo e contribuem para a prevenção de doenças. No caso da banana, os carboidratos são absorvidos pelo organismo de maneira rápida, o que favorece o aumento de energia.
Como comprar e armazenar
As manchas marrons indicam que estão macias e quando estão inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem ser cozidas para o preparo de bolos, tortas e doces, indica a publicação do Ministério da Saúde.
As bananas devem amadurecer em temperatura ambiente. Deve-se evitar o armazenamento na geladeira ou no congelador. O período de safra é nos meses de janeiro, fevereiro, março, junho e outubro.