Na última sexta-feira (15/12), o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, se reuniu com representantes da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para discutir ações em prol da fruticultura paulista e a formulação de um projeto de polinização no Estado.
Por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a Secretaria apresentará um mapa estadual sobre a produção de frutas no Estado, destacando o cenário atual e perspectivas futuras, sempre considerando as diferentes características das regiões. O objetivo é mobilizar milhares de pequenos agricultores com foco na comercialização de frutas, principalmente para exportação e com produtos de maior valor agregado.
Considerando a importância das abelhas para os ecossistemas e para a agricultura, um projeto de polinização será estabelecido por meio da instalação de colméias no entorno das áreas produtivas. O plano prevê ainda que este projeto seja voltado para mulheres agricultoras. Segundo pesquisa da Syngenta, a polinização dirigida pode aumentar a produção. Na cafeicultura, por exemplo, foi registrada alta de 12% ao ano. O projeto pode ser aplicado em diversas culturas como soja, citros e cana-de-açúcar.
De acordo com dados do 1º Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, 76% das plantas utilizadas para produção de alimentos no Brasil dependem de polinização, o que destaca a importância do processo para a segurança alimentar mundial.
“Com o projeto, podemos gerar renda para pequenas agricultoras com a comercialização do mel e incremento na produtividade com a polinização. Parte do recurso gerado poderá ser aplicado em desenvolvimento econômico e social”, destacou Edson Fernandes.
Uma nova reunião entre a Secretaria de Agricultura e a ABAG foi marcada para o mês de janeiro, onde haverá alinhamento sobre o mapa das frutas e flores com dados sobre todos os municípios do Estado de São Paulo.
Fonte: Secretária de Agricultura de São Paulo