Da lichia ao caju, fruta de origem brasileira e que, além da polpa, pode ter sua castanha aproveitada; conheça os benefícios das frutas do verão, explicados por uma nutricionista
A nutricionista Vanessa Costa explica que consumir frutas sazonais promove benefícios significativos à saúde e ao meio ambiente, além de influenciar no sabor. “Por serem colhidas no pico da maturação, o que proporciona mais nutrientes, essas frutas geralmente são mais saborosas devido às condições ideais de consumo”, explica. Ela destaca que a escolha por frutas da estação também promove a sustentabilidade, apoiando agricultores locais e contribuindo para a economia regional. “A maior quantidade disponível no mercado durante a estação de colheita torna essas frutas mais acessíveis, e seu cultivo geralmente demanda menos pesticidas e fertilizantes devido às condições climáticas favoráveis”, diz.
Abaixo, a nutricionista Vanessa Costa lista as principais frutas do verão e seus benefícios:
Manga
Disponíveis em variadas espécies, as mangas são amplamente disponíveis durante o verão brasileiro. Uma das espécies de manga mais comuns e amplamente cultivadas, especialmente durante o verão, é a Mangifera indica, conhecida como manga Tommy Atkins, uma variedade que se destaca pela sua polpa suculenta e doce. Ela é rica em vitamina C, A, E, K, potássio e fibras e seus benefícios estão associados, principalmente, à saúde ocular, por conta da vitamina A, e à digestão, devido à presença de fibras.
Abacaxi
“Fruta super refrescante, o abacaxi é uma escolha popular nos meses mais quentes e possui diversos benefícios à saúde”, destaca Vanessa. O abacaxi é uma fruta tropical suculenta e nutritiva comum no verão e rica em vitamina C e bromelina, uma enzima que tem sido alvo de estudos por conta de suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a fruta é originária da região do sul da América do Sul, historicamente cultivada e apreciada por povos indígenas em áreas como o sul do Brasil, Paraguai e norte da Argentina.
Melancia
Reconhecida principalmente pelo seu poder de hidratação, a melancia é uma das frutas mais consumidas no verão, segundo a nutricionista. Ela contém nutrientes como a vitamina C, que é antioxidante e contribui para a saúde do sistema imunológico, e a vitamina A, benéfica para a visão e a pele. Além disso, a melancia fornece minerais como potássio, que é essencial para a saúde cardiovascular.
Caju
Além de proporcionar um suco delicioso, o caju é uma fruta característica do litoral do nordeste brasileiro e marca a presença no verão na região. Sua composição inclui a presença de vitaminas essenciais, como a vitamina C, K, B6 e ácido fólico, além de minerais como ferro, magnésio, zinco e cobre. E não é apenas sua polpa: algumas pesquisas sugerem que o consumo moderado de castanhas de caju pode estar associado a níveis mais baixos de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (colesterol bom).
Coco
Tanto a água quanto a polpa do coco são apreciadas como opções refrescantes no verão e a fruta é bastante frequente nesta época do ano. Além de proporcionar hidratação e repor eletrólitos por meio da água, sua polpa contém vitamina C e várias vitaminas do complexo B. O coco também é uma fruta de baixo índice glicêmico, o que diminui a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos e é ótimo para pessoas com diabetes.
Goiaba
Originária da América tropical, a goiaba é uma fruta abundante no Brasil e pode ser facilmente encontrada no verão. Rica fonte de vitamina C, a goiaba fortalece o sistema imunológico, combatendo resfriados e infecções e, seu alto teor de fibras promove a saúde digestiva, prevenindo constipação e favorecendo a regularidade intestinal.
Pêssego
De origem chinesa, mas já bastante difundido no Brasil, o pêssego se adapta a diferentes climas e é mais comum e saboroso durante o verão, segundo a nutricionista. Alguns estudos associam a fruta a prevenção do câncer, devido à presença de carotenoides, poderosos antioxidantes capazes também de proteger contra a catarata e doenças cardiovasculares.
Uva
No sul do Brasil, onde estão concentradas as plantações de uvas, a fruta se torna uma opção popular no verão, pois seu período de colheita acontece entre os meses de janeiro a março. Estudos sugerem que o resveratrol, um antioxidante encontrado nas uvas, especialmente nas uvas vermelhas, pode ter propriedades anti-inflamatórias, cardiovasculares e neuroprotetoras.
Lichia
Originária da região subtropical da China, a lichia foi introduzida no Brasil em 1810 na região sudeste e desde então a fruta é encontrada principalmente no verão, quando ocorre o período de colheita por aqui. Seus benefícios estão associados ao seu potencial antioxidante, atribuído principalmente à presença de polifenóis, um grupo de compostos que neutralizam os radicais livres, moléculas que podem causar danos às células e contribuir para o envelhecimento celular e o desenvolvimento de várias doenças.
Fonte: Vogue