logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Conheça a mangaba, fruta (quase) 100% brasileira

Proveniente da mangabeira e com polpa suculenta e levemente azeda, a mangaba é (quase) 100% brasileira e está presente em todas as regiões do país. Dos 26 Estados, além do Distrito Federal, apenas Santa Catarina e Rio Grande do Sul não produzem a fruta.

Brasil produz cerca de 1,8 mil toneladas de mangaba

 

Leia mais

A explicação é encontrada na principal característica da árvore: ela desenvolve-se no clima tropical e é nativa das áreas de tabuleiros, restingas e cerrados. Por isso, também pode ser encontrada na Bolívia, no Paraguai e no Peru.

De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a produção no país é de 1,8 mil toneladas, com destaque para a Paraíba, com 893 toneladas, e Sergipe, com 372.

E os benefícios

 

A fruta se assemelha a acerola, goiaba e laranja por apresentar elevado teor de vitamina C na composição da polpa. Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Tabuleiros Costeiros), uma quantidade de 100 gramas possui 139,64mg do nutriente, junto com calorias (47,5), glicídios (10,5g), proteínas (0,7g), lipídios (0,3g), cálcio (41mg) e ferro (2,8mg).

Após a colheita, a mangaba é encaminhada para dois destinos: o consumo doméstico e as agroindústrias. Em ambas, a polpa é utilizada para fazer sucos, sorvetes, picolés, geleias e diversas sobremesas.

Josué Francisco Silva Júnior, pesquisador da Embrapa, destaca ainda a importância econômica da fruta para comunidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste.

“Ela é fonte de renda para muitas famílias. Isso é importante demais, pois muitas pessoas vivem só da mangaba, da pesca e da caça do siri e do caranguejo. É uma forma de sobrevivência financeira para eles”, conta à Globo Rural.

No caso da árvore, a mangabeira tem aplicação medicinal popular. A casca é usada para pressão alta e diabetes, enquanto o látex serve para inflamações gastrointestinais, úlceras e herpes.

Fonte: Globo Rural