Em parceria com Abrafrutas, Termotécnica oferece expertise para superar as barreiras logísticas, fazendo com que as uvas brasileiras cheguem com qualidade premium ao mercado asiático
A Termotécnica, maior fabricante de soluções de acondicionamento em embalagens de EPS (isopor*) da América Latina e líder no Brasil, comemorou a recente assinatura do Protocolo sobre Requisitos Fitossanitários para a Exportação de Uvas Frescas do Brasil para a China, assinado pelas autoridades brasileiras e chinesas.
Com este protocolo, abre-se um canal de exportação da uva para o país asiático. De acordo com o último Censo do IBGE, em 2023, foram produzidas no Brasil o montante de 1.757.891 toneladas, movimentando a cadeia da fruta.
De acordo com Eduardo Brandão, diretor executivo da ABRAFRUTAS – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados –, o Brasil exporta 70% do seu volume para a Europa. Por isso é importante buscar novos mercados e a Ásia tem um consumo de frutas gigante. Mas como é um mercado mais distante geograficamente há também um desafio logístico a ser superado integrando a cadeia de frio e as operadoras aéreas e marítimas.
A Termotécnica já trabalha, em parceria com a Abrafrutas e os produtores, principalmente do Vale do São Francisco, há mais de uma década na exportação de frutas e vê grande potencial a partir da concretização da abertura da China para a uva brasileira. Em seis anos já são quase 2 milhões de conservadoras utilizadas na exportação de mais de 7 mil toneladas de frutas premium brasileiras como uva, limão e lima, manga, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia, para países de toda a Europa, como França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá.
Embalagens DaColheita proporcionam ganhos efetivos para a exportação de frutas
Segundo o diretor Superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, as soluções DaColheita – FarmFresh para o mercado internacional – têm sido um diferencial que agrega muito valor em toda a cadeia no transit-time de longas distâncias. O EPS é composto de 98% ar, o que proporciona redução significativa do peso e por consequência nas emissões de CO2 durante o transporte . Um case de exportação de uva para a Ásia com as conservadoras em EPS/Isopor* ocorreu em parceria com a Cooperativa Agroindustrial APPC, que representa um grupo de produtores rurais de Pilar do Sul (SP). Formada, em sua maioria, por descendentes de imigrantes japoneses –, a APPC tem como foco a produção de frutas diferenciadas e de alto padrão, entre elas uvas, atemoias, tangores (um tipo de tangerina), ameixas, nêsperas, pêssegos e lichias. O carro-chefe da APPC é a Pilar Moscato, uva gourmet que é marca registrada da Cooperativa. A cooperativa realizou exportação desta uva para Hong Kong, e as frutas de qualidade premium viajaram acondicionadas nas conservadoras DaColheita.
Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens FarmFresh também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis.
“Toda a tecnologia de conservação e o design das nossas soluções em EPS FarmFresh propiciam aos nossos clientes comunicar aos mercados internacionais esses diferenciais”, reforça.
As soluções FarmFresh apresentam benefícios para toda a cadeia de valor de produtos frescos, dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos. Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens FarmFresh também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis.
“Toda a tecnologia de conservação e o design das nossas soluções em EPS FarmFresh propiciam aos nossos clientes comunicar aos mercados internacionais esses diferenciais”, reforça o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.
Desde que iniciou o trabalho junto aos exportadores de frutas, a Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens. E é um dos fornecedores parceiros da Fermac Cargo, que passou a integrar o Programa Corporativo SAF – Combustível Sustentável de Aviação – da Air France KLM Martinair Cargo – um marco que simboliza a busca por uma aviação mais sustentável. Por meio do SAF há uma redução de CO2 em torno de 102.070 kg nas três rotas principais utilizadas na exportação de frutas brasileiras para a Europa na parceria da Fermac com a Air France KLM Martinair Cargo.
Uma remessa de manga do produtor brasileiro Happy Fruits realizada pelo importador e distribuidor de frutas europeu Capexo a bordo de aeronaves “eco friendly” da Air France foi enviada à Paris em conservadoras FarmFresh. Fabricadas em EPS (mais conhecido como isopor*), as soluções FarmFresh têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia e diminuindo assim as emissões de CO2 no planeta.
Fonte: Termotécnica