- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Itaueira celebra a conclusão, pelo Governo do Ceará, de uma obra de infraestrutura energética que beneficiará diretamente os municípios de Pacajus, Chorozinho, Ocara e Morada Nova.

A Itaueira Agropecuária, uma das principais produtoras de melão e melancia do Brasil, anuncia, com satisfação, a iminente conclusão de uma obra de infraestrutura energética estratégica no Ceará, executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Com a conclusão prevista para até o fim de junho/2025, esta nova rede elétrica, de alta tensão, beneficiará diretamente toda a população, no trajeto da rede, nos municípios de Pacajus, Chorozinho, Ocara e Morada Nova e também irá atender a nova fazenda da Itaueira no distrito de São João do Aruaru/CE.

Tom Prado, CEO da Itaueira, recebeu a visita de Hélio Winston, Secretário da Infraestrutura do Ceará na nova fazenda. O secretário destacou que serão quatro municípios de três diferentes regiões que serão beneficiados. Isso representa uma melhoria sistêmica na infraestrutura energética do estado, com impacto direto na qualidade de vida e nas oportunidades econômicas da população local.

A obra, financiada com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), representa um investimento de R$ 33,3 milhões. O projeto consiste na implementação de 62 Km de linhas de alta tensão e na construção de um bay (saída de linha) de 69 kV. Com o aumento da disponibilidade de energia na região, a empresa poderá ampliar significativamente sua área de irrigação, um fator crucial para a produção de melão e melancia no semiárido cearense. Esta expansão planejada permitirá à Itaueira plantar 1.150 hectares neste ano, o que permitirá a ampliação das exportações de melões e melancias e a geração de 1.200 novos empregos.

“Atualmente, temos aproximadamente 350 trabalhadores em Morada Nova, que atuam na montagem da infraestrutura para o plantio. Com a chegada dessa energia e a possibilidade de utilizarmos adutoras e áreas de irrigação, vamos gerar 1.200 empregos ainda em 2025, com a colheita de mais de 34 mil toneladas de melão e melancia”, destaca Tom Prado, CEO da Itaueira Agropecuária.

Secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, juntamente com sua equipe e Tom Prado, CEO da Itaueira.

Olhando para o futuro, a Itaueira projeta expandir a área de cultivo em Morada Nova para até 3.000 hectares, dependendo da demanda dos mercados interno e externo. Neste cenário de crescimento, a geração de empregos diretos pode alcançar 3.000 postos nos próximos anos.

A Itaueira Agropecuária é reconhecida por sua produção de frutas de alta qualidade, com cerca de 85% da produção em Morada Nova sendo de melão, fruta com forte demanda no exterior. A empresa exporta frutas frescas para a Europa, Canadá e região do Golfo Pérsico.

Sobre a Itaueira:

Produtora de alimentos como melões, melancias, pimentões, mel, camarão, sucos e polpas, das marcas Rei, Cepi, Gaia e Magali, a Itaueira desenvolve seu próprio método de plantio, incluindo técnicas de: preparo de solo, plantio, irrigação, fertilização, colheita e pós-colheita, higienização e treinamento de pessoal, adotando sempre que possível o uso da automação e da mecanização agrícola, para produzir um produto de qualidade para os mercados nacional e internacional. Sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são buscas constantes da empresa, que tem fazendas nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, com produção o ano todo. 

 

Contato para a imprensa

Amanda Pires | imprensa@itaueira.com | +55 11 9 9678 3332

Site: www.itaueira.com