Os diretos da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Eduardo Brandão e Luiz Rafaelli, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (26), com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, para solicitar apoio no combate ao cancro cítrico no estado.
Velho inimigo dos pomares, o cancro cítrico é uma doença causada pela bactéria Xanthomonas citri e está disseminada nos principais países produtores de citros.
De acordo do Brandão, a Associação solicita reforço na fiscalização das áreas de produção e nos packing house de limão voltados para exportação. O limão é uma das frutas mais exportadas do Brasil, no primeiro trimestre de 2022, foram enviadas quase 37 mil toneladas para o mercado internacional. A presença dessa praga é uma grande ameaça comercial e pode vir a prejudicar os envios da fruta para o mercado externo.
Para Brandão é preciso que este reforço na fiscalização seja feito o quanto antes de maneira rigorosa e que fosse aplicado as penalidades cabíveis para aqueles produtores que não estão seguido as normas da legislação no controle da praga.
Leia Mais:
Por: Comunicação Abrafrutas