- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Formação e qualificação: Senar Pernambuco oferece cursos gratuitos de Agronegócio e Fruticultura

No total, estão disponíveis 60 vagas para jovens e adultos. Os interessados precisam ter concluído o ensino médio

Aulas práticas do curso técnico em Agronegócio
Aulas práticas do curso técnico em Agronegócio – Foto: Divulgação/ Senar Pernambuco

Seguem até o dia 10 de julho, as inscrições para os cursos técnicos gratuitos de Agronegócio e Fruticultura ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE). As formações têm como intuito qualificar para o mercado de trabalho produtores, proprietários, trabalhadores rurais (seus filhos e familiares), e colaboradores de empresas do ramo, além do público em geral.

No total, estão disponíveis 60 vagas para jovens e adultos. Os interessados precisam ter concluído o ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do processo seletivo.

A lista dos candidatos aprovados está prevista para ser divulgada no dia 7 de agosto, no site do Senar. O início das aulas está previsto para o dia 14 de agosto.

Ofertado no Estado desde 2016, o curso de Agronegócio está com inscrições abertas para o polo Recife. Com 30 vagas disponíveis, a formação é realizada de forma híbrida (80% on-line e 20% presencial) e tem carga horária de 1.200 horas, divididas em 4 semestres.

Já o curso de Fruticultura é ofertado em Pernambuco desde 2018 e está com inscrições abertas para o polo Petrolina, no Sertão. Também com 30 vagas, a formação é realizada de forma híbrida (70% on-line e 30% presencial). A carga horária é de 1.350 horas, divididas em 5 semestres (dois anos e meio).

Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Técnicos Agrícolas e garantem diploma válido em todo o território nacional. As formações combinam o conhecimento teórico e prático, com materiais de estudo, tutoria a distância e presencial, além de atividades em campo. Atualmente, existem cinco polos distribuídos em todas as regiões de Pernambuco.

De acordo com o coordenador pedagógico dos cursos técnicos do Senar Pernambuco, Nivaldo Damasceno do Nascimento, as formações são de extrema importância para o setor do agronegócio.

“A ideia é que a gente possa habilitar e colocar para o mercado de trabalho possibilidades de profissionais que possam estar voltados para a gestão e a produção do agronegócio da região – uma vez que tão forte -, e nós percebemos há alguns anos a necessidade dessa qualificação na região”, disse o coordenador.

Ainda segundo Nivaldo, o curso de Agronegócio habilita profissionais na execução das ações de gestão e de operação das cadeias produtivas do agro brasileiro e da região, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas e legislações. “O curso vai habilitar profissionais que possam, de fato, trabalhar a parte de gestão e administração das propriedades rurais”, destacou.

Já o curso de Fruticultura tem como foco habilitar profissionais sobre o processo produtivo. “A ideia é trabalhar a temática voltada à produção, gestão e controle do processo produtivo de frutíferas na região”, afirmou Nivaldo.
Fonte: Folha de Pernambuco