A cultura segue avançando no Rio Grande do Sul
Foto: Pixabay
Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (5) pela Emater/RS-Ascar, a cultura da uva segue avançando no Rio Grande do Sul, com destaque para as regiões de Santa Rosa e Soledade
Na região administrativa de Santa Rosa, a uva segue em fase de frutificação, mas alguns vinhedos apresentam baixa carga de cachos. Apesar disso, as videiras estão com boa sanidade, beneficiadas pelo uso de produtos à base de cobre, cujos resultados têm sido satisfatórios. No entanto, os preços desses insumos aumentaram de forma considerável, o que pode impactar os custos de produção para os viticultores.
Em Soledade, localizada no Baixo Vale do Rio Pardo, as variedades precoces de uva estão na fase final de formação das bagas e começando a entrar em maturação. O clima favorável, com predominância de tempo seco, contribuiu para a boa sanidade dos vinhedos. As chuvas recentes, no entanto, mantiveram a umidade do solo e favoreceram o desenvolvimento das bagas. Os produtores têm adotado manejo preventivo contra o míldio, doença fúngica comum na cultura da uva.
Fonte: Agrolink