- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Uma das frutas mais caras do mundo pode custar o valor de um carro; veja qual é

Quanto custa um melão? A resposta depende de alguns fatores, como variedade da fruta, sazonalidade e, principalmente, local de produção e comercialização.

Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), por exemplo, considerada a maior empresa pública de alimentos da América do Sul, o quilo do fruto do tipo amarelo foi comercializado a R$ 4,12 na última quarta-feira (20/8). Enquanto isso, do outro lado do mundo, no Japão, dois melões da variedade Yubari King foram leiloados por 1 milhão de ienes (ou R$ 36 mil na cotação atual) em maio deste ano.

No país asiático, o melão produzido pela Associação de Melões Yubari, em Hokkaido, ilha localizada na região Norte, é muito mais do que um simples alimento. Ele é o resultado da combinação de qualidade elevada, cultivo limitado, tradição e estratégia, ganhando simbolismo, luxo e fama.

Características

 

O solo em que a fruta híbrida – desenvolvida a partir do cruzamento das variedades Earl’s Favorite e Burpee’s Spicy Cantaloupe – é cultivado possui cinzas vulcânicas e boa drenagem, destaca o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão. Outra particularidade são as montanhas e colinas. O relevo causa uma variação maior nas temperaturas em comparação a outras regiões japonesas também produtoras.

Essas condições, ideais para o cultivo, resultam em uma fruta única com casca luxuosa e textura de rede. E, além desta, que é uma das características mais famosas do melão Yubari King, outras se destacam:

“Extrair a melhor qualidade depende não apenas dos elementos geográficos mencionados, mas também do conhecimento do produtor, acumulado ao longo de muitos anos. A técnica de cultivo e pesquisa do Yubari King é utilizada no cultivo dos campos e no delicado controle de temperatura e umidade do solo, essenciais para formar a ‘rede’ do melão e aumentar seu tamanho”, completa o órgão japonês.

Fonte: Globo Rural