A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) promoveu, hoje, dia 09 de setembro, no Centro de Excelência da Fruticultura, em Juazeiro/BA, a Reunião Estratégica: Operacionalização das Exportações de Uva para a China.
O encontro reuniu produtores e exportadores associados, responsáveis técnicos, gerentes de campo, packing e exportação, além de CEOs e proprietários do setor. A pauta foi dedicada a alinhar os principais pontos técnicos e regulatórios para viabilizar o embarque da uva brasileira ao mercado chinês, um marco histórico para a fruticultura nacional.
Abertura de mercado para a uva
A China é atualmente um dos maiores consumidores de frutas do mundo, com uma demanda crescente por produtos frescos, de qualidade e com certificação fitossanitária. A abertura do mercado chinês para a uva brasileira representa uma conquista estratégica, capaz de ampliar significativamente a presença do Brasil no comércio internacional de frutas.
Além da uva, o limão brasileiro já se encontra em processo avançado de tratativas para também ter acesso ao mercado chinês, o que reforça o potencial de crescimento da pauta exportadora da fruticultura nacional.
O papel da Abrafrutas
A Abrafrutas tem desempenhado papel fundamental na articulação com autoridades nacionais e internacionais, no qual visa à ampliação de mercados e ao fortalecimento da competitividade da fruticultura brasileira. A entidade esteve presente, na última semana, de 2 a 4 de setembro, na Asia Fruit Logistica, em Hong Kong, um dos maiores eventos do setor no continente asiático, levando a representatividade do Brasil e abrindo novas portas de negociação.