Consumo da fruta pode trazer benefícios para saúde
A uvaia é uma fruta pouco conhecida, com um sabor intenso e cheiro leve, é muito apreciada por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamento de áreas degradadas, pois atrai uma variada fauna de aves e pequenos animais.
Como posso identificar a uvaia?
Ricardo Coacci, da Grande Belo Horizonte (MG)
A uvaia (Eugenia uvalha) é uma fruta com polpa delicada, casca fina ligeiramente aveludada de cor amarela, aroma suave e sabor levemente ácido e doce, que pode ser consumida in natura e usada no preparo de sucos, geleias e compotas. Contém cerca de quatro vezes mais vitamina C do que a laranja, além de vitamina A e propriedades que auxiliam no controle de hipertensão, na diminuição do colesterol e no emagrecimento, embora ainda não haja pesquisas científicas que comprovem os benefícios.
Ainda é adstringente, digestiva e combate radicais livres e o envelhecimento celular, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e doenças derivadas do envelhecimento. São indicadas para apoio no tratamento ao HIV, tumores, malária, processos inflamatórios e redução no nível de ácido úrico. Também conhecida como uvalha e uvaieira, a planta pertencente à família Myrtaceae produz flores vistosas e cresce de 6 a 13 metros de altura, com diâmetro de troco variando entre 30 e 50 centímetros.
Nativa da Mata Atlântica, ocorre principalmente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, sendo setembro a janeiro o período de frutificação. Por fornecer uma fruta saborosa até para os pássaros, a uvaieira é utilizada em projetos de reflorestamento em áreas degradadas, de preservação permanente e de plantios mistos.