logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Produtores familiares de Goiás receberão 150 kits de irrigação

Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã visa incrementar a produção agrícola no nordeste goiano. Primeira etapa chega a três cidades do estado

Agricultores familiares dos municípios de Flores de Goiás, São João da D’Aliança e Formosa serão beneficiados com 150 kits de irrigação, na primeira etapa do processo de implantação do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e visa incrementar a produção agrícola no nordeste goiano, gerando emprego e renda. 

Esta primeira fase do projeto abrange 300 hectares abastecidos pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. A área tem capacidade de produção estimada em 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ano, o que deverá se efetivar a partir do segundo e terceiro anos de implantação das culturas, respectivamente. Os agricultores estão sendo selecionados por critérios técnicos, entre eles a disponibilidade de área e água e o interesse em participar das capacitações obrigatórias em manejo e gestão. Cada propriedade receberá um kit de irrigação para atender dois hectares.

O governador Ronaldo Caiado ressalta que o objetivo é criar um sistema de irrigação semelhante ao do Estado de Pernambuco, com capacidade de produção competitiva. “O Vão do Paranã é uma área extremamente privilegiada tanto do ponto de vista do microclima quanto do volume de águas do rio Paranã”, afirma.

“Este projeto visa criar oportunidades nas regiões mais carentes do Estado por meio da inclusão produtiva. Temos trabalhado nisso desde 2019 e estamos começando a ver o sonho se concretizar”, destaca o titular da Seapa, Tiago Mendonça.

Canal Rural Brasília entrevista presidente do IICA

Entre os méritos da iniciativa, ele cita a geração de emprego e renda para famílias vulneráveis, a democratização do acesso à água das barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira, o incremento e a diversificação da produção agrícola estadual e o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste.

Segundo a superintendente de engenharia agrícola e desenvolvimento social da Seapa, a primeira capacitação em cooperativismo foi realizada em novembro e reuniu 24 produtores, que já deram início ao processo de formalização da cooperativa. O projeto prevê ainda a implantação de uma agroindústria para processar e comercializar a produção

Parceria

A criação do polo de fruticultura no Nordeste goiano foi um dos temas levados pelo governador Ronaldo Caiado para o encontro dos chefes dos executivos estaduais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (27), em Brasília (DF). O projeto é parceria entre Seapa, governo federal, instituições de ensino e pesquisa, além de entidades representativas do setor.

Fonte: Canal Rural