logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Scanner de frutas identifica se alimento está bom e promete reduzir desperdício

Dispositivo da OneThird utiliza algoritmos e prevê por quanto tempo a fruta continuará boa para consumo

De acordo com a empresa OneThird, até 40% dos alimentos perecíveis acabam sendo descartados antes de serem consumidos. O scanner de frutas da fabricante permite que o usuário identifique se a fruta está em boas condições e evita situações onde o exterior do produto está lindo, mas o interior completamente estragado.

Com o scanner, a OneThird espera reduzir o desperdício de alimentos perecíveis em cerca de 25%, além de facilitar a vida do usuário na hora de consumir alimentos. “O volume astronômico de comida que é desperdiçada anualmente é desolador, especialmente pois muitos desperdício acontece em países ricos. Trabalhamos duro para criar uma tecnologia capaz de auxiliar nesse desafio global que impacta diretamente na escassez de comida”, comentou Marco Snikkers, CEO e fundador da OneThird.

De acordo com Snikkers, o scanner da empresa é capaz de identificar o tempo de vida útil dos produtos escaneados, ao invés de apenas identificar a quantidade de açúcar ou acidez, como acontece com os atuais scanners de laboratório. “Estamos muito orgulhosos e ter construído o primeiro produto capaz de, com precisão e objetividade, estimar a vida útil de produtos frescos”.

 

SCANNER DE FRUTAS USA ALGORITMOS E SENSOR NIR PARA IDENTIFICAR FRESCOR DE ABACATES E MORANGOS

 

CRÉDITOS: OneThird

Usuários e produtores podem se beneficiar do scanner

O scanner de frutas utiliza um sensor infravermelho próximo (NIR) e consegue prever por quanto tempo o produto se manterá fresco, através de algoritmos. As predições são executadas em tempo real, facilitando a análise dos produtos. Pelas imagens, podemos ver que o scanner foi testado em abacates e morangos, mas a empresa não forneceu dados se o dispositivo é capaz de identificar a validade de todos os tipos de frutas.

Além disso, a OneThird afirma que trabalha em duas versões do scanner de frutas, uma delas voltada ao usuário final, pensando em otimizar e facilitar as idas ao supermercado. A segunda versão do dispositivo é desenvolvida para os produtores da cadeia de fornecimento. Dessa forma, agricultores e fazendeiros poderão identificar com maior facilidade a qualidade da safra e oferecer um destino adequado aos produtos. Por enquanto, a OneThird não ofereceu informações de quando o produto estará disponível no mercado e qual será o preço de cada modelo.

Fonte: Mundo Conectado