logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Atributos de sustentabilidade das embalagens FarmFresh serão reforçados na Fruit Logistica Berlim 2023

Termotécnica tem exemplos bem-sucedidos de economia circular e redução da pegada ambiental na exportação de frutas na França e na Inglaterra

As soluções de embalagens FarmFresh, desenvolvidas pela Termotécnica para o mercado do agronegócio estarão em exposição na Fruit Logistica Berlim 2023, evento que reúne a cadeia de distribuição mundial de frutas e produtos frescos, realizada de 8 a 10 de fevereiro, na capital da Alemanha. As conservadoras FarmFresh estarão no Pavilhão Brasil – corredor 23, estandes B1 ao B21 – coordenado pela Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados).

Em cinco anos já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras como manga, uva, limão e lima, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia, para países de toda a Europa, como França, Espanha, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá. “Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, nossas embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

 

Cases de reciclagem das embalagens pós-consumo na França e na Inglaterra

Um aspecto imprescindível para atender ao mercado externo, principalmente na Europa, é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como economia circular (logística reversa e reciclagem das embalagens pós-consumo), diminuição do desperdício de alimentos em toda a cadeia e redução das emissões de CO2 no transporte são cada vez mais importantes.

Desde que iniciou o trabalho junto aos exportadores de frutas, a Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens. E é um dos fornecedores parceiros da Fermac Cargo, que passou a integrar o Programa Corporativo SAF – Combustível Sustentável de Aviação – da Air France KLM Martnair Cargo – um marco que simboliza a busca por uma aviação mais sustentável. Por meio do SAF há uma redução de CO2 em torno de 102.070 kg nas três rotas principais utilizadas na exportação de frutas brasileiras para a Europa na parceria da Fermac com a Air France KLM Martnair Cargo.

 

 

Remessa de manga do produtor brasileiro Happy Fruits realizada pelo importador e distribuidor de frutas europeu Capexo a bordo de aeronaves “eco friendly” da Air France foi enviada à Paris em conservadoras FarmFresh. Fabricadas em EPS (mais conhecido como isopor*), as soluções FarmFresh têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia e diminuindo assim as emissões de CO2 no planeta.

Mas o que fazer com as conservadoras após o seu uso? Com o compromisso de fechar todo o ciclo de logística reversa, a Termotécnica fez uma parceria com a recicladora ECO 2PR, da França, para a coleta das embalagens destas remessas. “O mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Outro exemplo bem-sucedido deste processo de logística reversa e reciclagem na exportação de Limão Tahiti do Brasil para o Reino Unido. O modelo de economia circular já é adotado para as conservadoras FarmFresh onde as frutas passam pelo processo de embalamento e acondicionamento e seguem via frete marítimo para o Reino Unido. A Termotécnica fornece a relação de recicladores locais para o importador. Este, por sua vez, negocia a venda para um destes recicladores que coletam as embalagens pós-consumo na importadora e realizam a sua reciclagem, ou seja, a economia circular acontece na prática.

Em termos de sustentabilidade, as caixas conservadoras FarmFresh contribuem em três frentes:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como vasos, rodapés e molduras.

2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e consumo, em linha com o SAVE FOOD Initiative da FAO/ONU, do qual a Termotécnica é signatária.

3) Contribuição para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível. Em estudo realizado pela Green Domus comparando as emissões de GEE para o transporte de uma carga de manga entre Petrolina (PE) e Lisboa (POR), as embalagens e paletes de EPS FarmFresh representaram 5,44% menos emissões que as caixas de papelão. A diferença foi de 2.492,39 toneladas, o que equivale às emissões de 88.226 pessoas/dia.

 

FarmFresh proporciona ganhos efetivos para a exportação de frutas

Pensando na qualidade das frutas tipo exportação, do campo até a mesa do consumidor, as soluções FarmFresh têm sido um diferencial que agrega muito valor em toda a cadeia. Nivaldo de Oliveira reforça que “a embalagem é um veículo importante de posicionamento e de comunicação destes benefícios e agregação de valor. Toda a tecnologia de conservação e o design das nossas soluções em EPS FarmFresh propiciam aos nossos clientes comunicar aos mercados internacionais esses diferenciais de qualidade das frutas brasileiras”.

As soluções de embalagens em EPS FarmFresh proporcionam ganhos efetivos e aumento da competitividade para os negócios de exportação:

  • Redução significativa de perdas nos embarques de longa distância.
  • Conservação da temperatura, sem quebra de frio na cadeia, e menor desidratação da fruta.
  • Menor custo no frete aéreo, com quilos a menos por pallet, gerando economia no custo total do frete.
  • Valorização da fruta no ponto de venda, com ganho de market-share.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

 

Fontes: Termotecnica