logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Quais são as frutas mais produzidas no Brasil?

Muito saudáveis, elas são “a pauta positiva” do agro brasileiro, diz presidente da Abrafrutas

Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. (foto - divulgação acervo pessoal)

Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. (foto – divulgação acervo pessoal)

Para defender o setor que representa – e que, segundo ele, é a maior “pauta positiva” da agropecuária nacional – Guilherme Coelho, reeleito em março para mais um triênio (2023-2025) como presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), brinca com os amigos pecuaristas:

“O pessoal fica falando em carnes, mas a fruta sim é que a pauta positiva. Aqui não tem mal da vaca louca, nem risco de gripe aviáriaFruta é o alimento mais saudável, minha amiga. Você mesmo já deve ter ouvido falar que mamão é digestivo ou que laranja tem vitamina C”, diz, em entrevista ao Agrofy News.

Coelho usa dos benefícios das frutas à saúde humana – já conhecidos da sabedoria popular e das pesquisas acadêmicas – para enaltecer a produção brasileira, que cada vez mais se consolida entre as maiores do mundo.

O Brasil, segundo estudo da Embrapa, ocupava em 2022, o 3º lugar no ranking de maiores produtores de frutas do mundo, com 58 milhões de toneladas, o que representa 5,4% da produção internacional.

China e Índia estão à frente.

“Mas nosso potencial de crescimento é enorme. Tanto quando falamos em exportações, como quando olhamos para o mercado interno. Quer um exemplo? Nossa produção de uvas, favorecida pelo clima, ocorre o ano interior. Diferente do Chile que, por ter um clima temperado, tem safras em períodos específicos.”

 

Coelho destaca ainda o potencial de vendas ao mercado interno quando cita que o consumo per/capita anual de frutas do brasileiro é de 60 quilos, enquanto que países da Europa como Espanha, França e Itália, têm medias 120 kg/ano, e 114 kg/ano, respectivamente.

Não por coincidência, a Europa hoje importa cerca de 70% das frutas brasileiras vendidas ao exterior. Os outros 15% são destinados aos Estados Unidos e 12% vai para a Inglaterra. “O que sobra é destinado aos outros lugares do mundo.”

Ranking das Exportações

Dados da Abrafrutas de 2022 consolidam manga, melões, limões e limas, Uvas e Melancias como as frutas mais exportadas no ano.

Em geral, segundo o presidente da entidade, a lista é a mesma tradicionalmente, podendo ter apenas uma troca entre as primeiras posições, mas mantendo as espécies. “Dependendo da safra”, diz Coelho.

Uma curiosidade, referente as exportações, é que em 2022, em que pese a soberania acima citada, o Brasil viu crescer em 105% as vendas de pêssegos (com 6.639.538 toneladas e uma alta de 139% na receita); em 139% nos morangos (114.967 toneladas e um alta em receita de 68%); e 238% nos marmelos.

“A variedade ofertada pelo Brasil é muito grande e, é preciso destacar, que seguimos rígidos padrões de certificações e processos de auditorias. Então, quando falamos nas exportações de frutas eu penso também na capacidade dos produtores brasileiros de oferecer muita qualidade”, diz Coelho.

Brasil produz uva o ano todo, destaca Coelho. (foto – Abrafrutas)

Produção de abacate é destaque

Neste mês de março, a revista Hortifruti Brasil, ligada ao Cepea/USP, destaca o crescimento da produção de abacate no Brasil. A fruta é, segundo a publicação, estratégica para ampliar a participação do Brasil no cenário mundial.

Isso porque dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) projetam que o abacate se torne a fruta tropical mais comercializada até 2030, com as exportações globais superando as 4 milhões de toneladas, acima das vendas externas de manga e de abacaxi, atrás apenas da banana.

No Brasil, de acordo com o HF, a produção de abacate vem crescendo com força nos últimos anos, levando o País a ocupar o sétimo lugar no ranking mundial.

A participação do Brasil nas exportações globais da fruta, contudo, ainda é muito baixa – o País é apenas o 20º maior exportador mundial. E estimativas indicam que apenas 3% da produção brasileira é exportada. Já os principais concorrentes do Brasil (México, Colômbia, Chile e África do Sul) exportam mais de 50% do que produzem.

Para conquistar cada vez mais o mercado internacional, Lígia Carvalho, diretora-presidente da Abacates do Brasil e presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, ressalta que é preciso “correr atrás de estrutura de comercialização, como packing houses de alto nível de adequação à exigência dos países destinos”.

Além, disso, os desafios ao setor brasileiro estão relacionados à abertura de novos mercados (algumas já estão em andamento) e à forte concorrência, principalmente com o Peru, Colômbia e África do Sul, que produzem na mesma janela que o Brasil.

Abacate cultivado por produtora rural brasileira. (foto – CNA)

Quais são as 10 frutas mais produzidas no Brasil?

Aos leitores que se perguntaram quais serão as 10 frutas mais produzidas no Brasil – muitos com a intenção de confirmar palpites como maça, banana, laranja que são constantes nos mercados, a resposta vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com números de 2021, são elas:

  • 1 – Laranja – Com uma produção de aproximadamente 14,9 milhões de toneladas, a laranja liderou o ranking das frutas mais produzidas no Brasil em 2021. A maior produção da fruta foi registrada no estado de São Paulo, responsável por cerca de 74% da produção nacional. A receita gerada pela produção de laranja em 2021 foi de aproximadamente R$ 10,6 bilhões.
  • 2- Banana – Com uma produção de cerca de 7,3 milhões de toneladas em 2021, a banana ocupou a 2ª posição no ranking das frutas mais produzidas no Brasil. O estado de São Paulo também lidera a produção de banana, sendo responsável por cerca de 26% da produção nacional. A receita gerada pela produção de banana em 2021 foi de aproximadamente R$ 6,4 bilhões.
  • 3- Uva – Com uma produção de aproximadamente 1,6 milhão de toneladas em 2021, a uva estava na terceira posição no ranking em 2021. O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva no país, sendo responsável por cerca de 54% da produção nacional.
  • 4- Maçã – Com uma produção de cerca de 1,2 milhão de toneladas em 2021, a maçã fica com a quarta posição. O estado de Santa Catarina é o maior produtor de maçã no país, sendo responsável por cerca de 54% da produção nacional.
  • 5- Abacaxi – Com uma produção de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas em 2021, na quinta posição, tem no estado da Bahia a maior produção, sendo responsável por cerca de 42% da produção nacional.
  • 6- Manga – Com uma produção de aproximadamente 825 mil toneladas em 2021, a manga ocupa a sexta posição no ranking. O estado de São Paulo é o maior produtor de manga no país, sendo responsável por cerca de 28% da produção nacional.
  • 7- Limão – A produção de cerca de 708 mil toneladas em 2021 colocou o limão na sétima posição no ranking das frutas mais produzidas no Brasil. O estado de São Paulo é o maior produtor de limão no país, sendo responsável por cerca de 54% da produção nacional.
  • 8- Melancia – A melancia ocupa a oitava posição, com uma produção de cerca de 668 mil toneladas em 2021, sendo 44% dela, oriunda da Bahia.
  • 9 – Mamão – Outra fruta produzida em sua maioria pela Bahia, que responde por 52%, o Brasil somou 585 mil toneladas de mamão em 2021.
  • 10 – Goiaba – O último do “top 10″, vem do estado de São Paulo, que é o maior produtor de goiaba no país, a nona fruta mais produzida em 2021, sendo responsável por cerca de 64% da produção nacional, de cerca de 514 mil toneladas em 2021.

Fonte: Agrofy News