A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve ontem, dia 25, pela manhã reunido com o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Antonio Junqueira, para tratar diversos assuntos do setor, dentre eles os procedimentos para cadastro no Sistema Informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (GEDAVE) para emissão do Certificado Fitossanitário do MAPA, referente à exportação de frutos in natura.
De acordo com o diretor da Abrafrutas, Luiz Eduardo Raffaelli, discutiram ainda o alinhamento de uma visita em que produtores e exportadores de limão do estado de São Paulo receberão no próximo mês de autoridades da União Europeia (EU) para auditoria.
Outros assuntos debatidos na reunião foram o enfrentamento do cancro cítrico no estado, propostas relacionadas à maior profissionalização do setor e controle mais rígido das autoridades sanitárias. O secretário, os produtores e os técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Marlon Peres e Alexandre Paloschi, debateram alternativas para o combate da doença que prejudica a comercialização dos frutos e, consequentemente, o consumo.
Estiveram também presentes nesta reunião o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura, José Luiz Fontes, o coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos Faria Júnior, o diretor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal/CDA, Alexandre Palosch, o diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal/CDA, Marlon Peres, o diretor da Abrafrutas, Luiz Eduardo Raffaelli , o CEO da Brasfruit Comércio e Exportação, Haresh P. Mohanani, e a diretora da Andrade Sun Farms Comércio e Exportação, Aline Andrade.
Por Telma Martes, comunicação Abrafrutas, com informações da Assessoria da Secretária de Agricultura e Abastecimento de SP