logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Partiu Avocado: campanha busca impulsionar vendas e ampliar consumo per capita do fruto no Brasil

Em rara ação de marketing no agronegócio, Abacates do Brasil lança iniciativa para promover supersafra do avocado e impactar varejistas e consumidores; ações incluem filme publicitário na televisão aberta, assets digitais, publicidade OOH e vídeos de receitas

 

Grupo de produtores do Estado de São Paulo, que concentra a maior parte da produção nacional de abacate, se uniu para financiar campanha com ênfase na capital paulista (crédito: Divulgação / Abacates do Brasil) 

Visando aproveitar o crescimento do avocado no Brasil e a supersafra do produto no primeiro trimestre desse ano, a Associação Abacates do Brasil lançou nesta segunda-feira (8) a campanha “Partiu Avocado”, tendo a cidade de São Paulo (SP) como principal praça de atuação. Como poucas vezes se viu no agronegócio, a entidade promove uma campanha de marketing para impulsionar as vendas do fruto e incentivar a alta do consumo per capita no Brasil.

Segundo o IBGE, a demanda por avocado hass e abacate tropical no país é de apenas 0,301 grama por ano, bem abaixo de mercados como México e EUA – que consomem, respectivamente, 7 kg/ano e 4 kg/ano, de acordo com a revista especializada FruiTrop. No entanto, a área de cultivo de avocado em solo brasileiro cresceu de mil hectares em 2016 para 9 mil hectares em 2022, com cerca de 95% da produção destinada à exportação.

A nova campanha da Abacates do Brasil destaca que o avocado hass, uma variação do abacate que é mais resistente, com casca mais escura e polpa mais consistente, é um fruto acessível e versátil. Essa mensagem é transmitida por meio de insights textuais e visuais que evidenciam a qualidade e a saudabilidade do alimento. As peças ainda demonstram como o avocado ajuda a promover qualidade de vida, bem-estar e alimentação saudável.

Desenvolvida pela agência Pão Criação, de Bauru (SP), toda a identidade visual da campanha foi criada com uma paleta de cores vivas e análogas, tornando-a mais descontraída e atrativa ao público-alvo – principalmente varejistas e consumidores. Parte da comunicação também irá abordar o abacate tropical, mais conhecido entre os brasileiros.

A campanha “Partiu Avocado” tem perfil híbrido e multimídia, com entregas que incluem um filme publicitário para TV, exibido nos intervalos comerciais da TV Bandeirantes na região metropolitana de São Paulo. Também fazem parte do pacote alguns assets digitais e publicidade out-of-home, a exemplo de busdoor, conteúdos orgânicos para redes sociais e vídeos de receitas a serem postados no canal do Amo Abacate no YouTube.

Haverá ainda uma parceria com a dupla de chefs bauruense Carol e Rodolfo Bustamante, cujo canal “Irmãos na Cozinha” tem mais de 220 mil seguidores no Instagram, além de ações de sampling (degustação) de avocado em locais de grande movimentação de pessoas na capital paulista, como parques e academias. Além disso, durante todo o período de ativação da campanha, o logotipo do site Amo Abacate, canal da Abacates do Brasil para o consumidor final, ganhou uma variação temporária para “Amo Avocado”.

Supersafra

O financiamento da campanha foi viabilizado por um grupo de produtores de São Paulo e Minas Gerais, os principais Estados produtores do Brasil. Além de abastecer o mercado interno, a produção das regiões também apoiou a exportação brasileira de abacate e avocado, totalizando 56 mil toneladas entre 2017 e 2023 – com destaque para Holanda, Espanha, França e Alemanha no mercado europeu e, em 2022, para Argentina e Uruguai no Mercosul, dentre outros países de destino.

Os bons números da atividade justificam o investimento em marketing. A safra do avocado no Brasil, que geralmente dura entre os meses de março e agosto, é resultado de uma produção de 300 mil toneladas de abacate no Brasil em 2021, considerando todas as suas variações. Desse total, cerca de 114 mil toneladas (38%) são provenientes dos associados da Abacates do Brasil, cujas áreas de plantio totalizam 6.778 hectares. A produção de abacate tropical e avocado hass tem grande potencial para apoiar o avanço do país na fruticultura mundial. A produção brasileira de frutas é atualmente a terceira maior do planeta, com 58 milhões de toneladas em 2022, ou 5,4% da produção internacional.

A Abacates do Brasil vislumbra para os próximos anos um crescimento significativo também na demanda interna por avocado, que tem sido cada vez mais utilizado pelos brasileiros para experimentar novas receitas e sair do tradicional “abacate com açúcar”. “O avocado está presente na nossa gastronomia e caiu de vez no gosto e no prato do brasileiro, com sua versatilidade e sabor inconfundíveis. É um fruto que se encaixa em muitas receitas e faz muito bem à saúde com suas fibras, antioxidantes, vitaminas e gorduras saudáveis. Não é à toa que o avocado é considerado um superalimento”, diz Ligia Falanghe Carvalho, diretora-presidente da Associação Abacates do Brasil.

Benefícios à saúde

O avocado é altamente nutritivo e saboroso, fonte de energia, fibras, vitaminas e nutrientes. Rico em gordura monoinsaturada, que auxilia no aumento dos níveis de colesterol bom no sangue e na redução do colesterol ruim, o fruto também previne doenças cardiovasculares.

O produto possui glutationa, que reduz o efeito do cortisol no organismo, sendo um bom aliado no processo da redução de peso, na desintoxicação do organismo e como agente anticancerígeno. Sua alta concentração de fibras alimentares ajuda a regular o intestino, diminuir o apetite e emagrecer. Fonte de potássio, também ajuda a fortalecer os músculos e a controlar a pressão arterial, pois equilibra a quantidade de sódio no organismo e ajuda a prevenir cãibras nos músculos.

 

Sobre a Associação Abacates do Brasil

A Associação Abacates do Brasil, criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do abacate. Atua em todo o território nacional, tendo como objetivo central a promoção do abacate como produto no campo da produção, comercialização e industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outras.

Tendo como missão “Unir os produtores de abacate buscando a sustentabilidade da cadeia produtiva”, a Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades: buscar melhor remuneração para os associados; defender a fixação de melhores preços para o abacate, em níveis compatíveis com as necessidades e interesses dos associados; defender a dignidade sócio-político-econômica dos associados; resgatar, organizar e fortalecer o sistema associativista; buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do abacate; incentivar o aumento do consumo per capita de abacate do Brasil e no exterior; garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil; e preservar o meio ambiente.

Em 2017, aconteceu a filiação da Abacates do Brasil na Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que representa a fruticultura brasileira no mercado internacional através de uma parceria institucional com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto CNA. A partir de 2017, passou a promover o Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado, destinado a produtores e especialistas da cultura. O objetivo é estreitar laços entre o meio acadêmico e produtores rurais para fomentar pesquisas, promover a discussão sobre o mercado do abacate no Brasil e formalizar a união de produtores de abacate e avocado para intensificar e fortalecer a Abacates do Brasil.

Para mais informações, acesse abacatesdobrasil.org.br

Contatos para a imprensa | Abacates do Brasil

Douglas Meira – (11) 97583-2816 | douglas@midiad3.com.br