A novidade ajuda nas tomadas de decisão relacionadas à quebra de dormência de determinadas culturas
Um aplicativo que informa a quantidade de horas acumuladas de frio ao longo do ano foi lançado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater.
O objetivo da novidade é auxiliar produtores e profissionais de ciências agrárias do Estado do Paraná a decidir sobre a necessidade de estimular artificialmente a quebra de dormência em culturas de clima temperado.
O “Horas Frio Paraná” oferece soluções para frutíferas como a macieira e o pessegueiro. Essas árvores perdem folhas e entram em repouso nos dias frios e curtos do inverno para acumular nutrientes, hormônios e açúcares que serão usados na brotação, florescimento e frutificação do ciclo seguinte.
O instituto explica que só haverá brotação, florescimento e produção de frutos se houver acúmulo de um certo número de horas de temperatura do ar inferior a um determinado parâmetro. As horas variam conforme a espécie.
“Na ausência da satisfação necessária de frio durante o inverno, típica de regiões tropicais e subtropicais, ocorre brotação deficiente e desuniforme, redução e irregularidade na abertura das gemas florais e vegetativas e, consequentemente, redução da produtividade”, explica a agrometeorologista Heverly Morais.
A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.
Fonte: Globo Rural