logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Cacau de Rondônia ganha selo de Indicação Geográfica

Cacau

cacau de Rondônia recebeu o registro de Indicação Geográfica e passa a integrar a lista de produtos reconhecidos pelas qualidades específicas de produção originária no local, com um selo de procedência, divulgou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO).

A concessão foi publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na última semana e se refere a 52 municípios rondonienses, consolidando a referência do Estado na produção de cacau em amêndoas.

Como o café robusta amazônico, que já possui a certificação de origem, agora, o fruto de Rondônia se distingue dos similares disponíveis.

“Conhecido cientificamente pela nomenclatura de Theobroma cacao, o cacau de Rondônia cumpriu todas as exigências requeridas pelo órgão de registro de marcas e indicação geográfica do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços”, descreveu a nota da Emater.

Hoje, Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do país, atrás somente do Pará e da Bahia e conta com um parque cacaueiro de mais de oito mil hectares plantados e uma produtividade média de 748 Kg/ha. A atividade envolve cerca de 4,5 mil agricultores familiares.

O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, destacou, em nota, que a entidade tem se empenhado em levar aos pequenos agricultores práticas e técnicas mais eficientes para elevar a produtividade.

Fonte: Globo Rural — São Paulo