Produtores da cidade, que é conhecida como Capital Nacional do Morango, vão iniciar o plantio da nova espécie, chamada ‘Fênix’, ainda neste mês.
Morango BRS DC25 Fênix. — Foto: Francisco Lima/Embrapa
Uma nova espécie de morango – considerada mais doce do que os outros tipos da fruta – deve render safras ainda neste ano no Brasil. Isso porque produtores de Atibaia, cidade paulista conhecida como Capital Nacional do Morango, darão início ao plantio da ‘fênix’ até o meio de abril.
O morango fênix é uma variedade brasileira da fruta tradicional e foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em diversos locais do Brasil.
Nos últimos cinco anos, a nova espécie passou por diversas fases de teste, inclusive em Atibaia, um dos locais onde o fruto melhor se adaptou. Por conta disso, produtores da cidade já receberam milhares de mudas e têm trabalhado para iniciar o plantio.
“A região de Atibaia é muito importante na produção de morangos. Os produtores são nossos parceiros. Nos auxiliaram nos testes e vão nos orientando de uma forma participativa (com informações sobre) o que é bom para eles e para a cadeia produtiva. Nós já disponibilizamos essas mudas. Elas já estão no campo e vão ser plantadas a partir desse mês para começar a produzir frutas entre junho, julho e agosto”, explica o pesquisador da Embrapa, Sandro Bonow.
Morango BRS DC25 Fênix. — Foto: Francisco Lima/Embrapa
De acordo com ele, a fênix foi oficialmente registrada, o que permite que seja comercializada. Esse ano é, portanto, o primeiro em que haverá venda da nova espécie da fruta.
A produção dessa nova espécie teve como um dos principais objetivos criar um morango que renda mais no Brasil. A ideia é que isso aconteça justamente porque a fênix foi produzida em solo brasileiro e tem maior capacidade de adaptação às características do país.
“Essa nova variedade é parte do programa de melhoramento genético de um morangueiro da Embrapa. O objetivo da Embrapa é disponibilizar cultivares nacionais aos agricultores brasileiros. Hoje o Brasil é altamente dependente de variedades de morango desenvolvidas nos Estados Unidos e na Espanha”, afirma Bonow.
“Morango Fênix” é a novidade da safra este ano
Com uma espécie brasileira, a expectativa é que os custos de produção tenham queda no preço, já que não haverá mais tanta necessidade de importar a fruta.
Outra das principais vantagens para a produção é precocidade da produção dos frutos, o que permite um período de tempo menor entre o plantio e da colheita. Segundo a Embrapa, isso aumenta a janela de produção para sete meses – de junho a dezembro – e estendendo a oferta de frutas de qualidade.
Morango BRS DC25 Fênix — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Diferenças para outros tipos de morango
O morango fênix, cujo nome técnico é BRS DC25, tem sabor mais doce e maior durabilidade na prateleira do mercado e na geladeira de casa se comparada aos outros tipos da fruta, como por exemplo a San Andreas, uma espécie americana que está entre as mais vendidas no Brasil.
“Essa fruta é marcada pelo equilíbrio entre açúcar e acidez. Ela é mais doce, de acordo com a preferência dos brasileiros. Outro destaque em relação às outras espécies é o tempo de prateleira. Ela pode chegar a mais de cinco dias de prateleira e geladeira. Então o consumidor consegue guardar e aproveitar mais o morango”, diz Sandro.
Ainda segundo a Embrapa, a fênix também tem boa resistência às pragas e maior resistência ao transporte.
Outras características do morango fênix:
- peso médio de 23 gramas (considerado grande)
- cor vermelha intensa
- boa firmeza
- resistência ao transporte
- excelente tempo de vida de prateleira
- melhor desempenho de produção nas regiões Sul e Sudeste
- doce
- boa resistência às pragas
- formato cônico
- destinada ao consumo in natura
Morango BRS DC25 Fênix — Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa
Fonte: g1 Vale do Paraíba e Região