Estudo publicado no jornal acadêmico Circulation pôs fim às dúvidas sobre a porção diária dos alimentos a ser ingerida e o tópico viver mais
Não é segredo sobre as frutas e os vegetais serem a base de um plano alimentar saudável, entretanto nem todas as pessoas comem a quantidade suficiente. Inclusive, pode ser confuso saber exatamente o que consumir e o quanto precisa diariamente. Um estudo publicado no jornal acadêmico Circulation pôs fim às dúvidas a respeito da porção diária dos alimentos a ser ingerida e o tópico viver mais.
De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025, um adulto necessita consumir de uma a duas xícaras de frutas e de uma a três xícaras de vegetais por dia. Tendo isso como base, a pesquisa Consumo de Frutas e Vegetais e Mortalidade analisou os dados de mais de 2 milhões de indivíduos.
“Descobriram que aqueles que comiam cinco porções de alimentos [frutas e vegetais] por dia tinham o menor risco de morte. Especificamente, consumir duas porções de frutas e três porções de vegetais por dia resultou em maior longevidade”, explicaram os estudiosos.
Segundo os pesquisadores, essa ingestão “não só diminuiu o risco de morte, mas também reduziu o risco de acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardiovasculares, câncer e condições respiratórias”. Editora de nutrição do portal de saúde EatingWell, a nutricionista Jessica Bell explicou que “embora o estudo tenha sido observacional”, mostrou a associação entre viver mais e comer frutas e vegetais.
Pelas Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025, um adulto com dieta de 2 mil calorias deve consumir 2,5 xícaras de vegetais por dia. Para conseguir ingerir a quantidade necessária, vale optar por 1 xícara de vegetais crus ou cozidos; 1 xícara de vegetais congelados ou enlatados; 1 xícara de suco 100% natural sem adição de açúcares; ou 2 xícaras de salada de folhas verdes cruas.
Em relação às frutas, as orientações trazem que 1 xícara pode conter o alimento fresco, congelado ou enlatado. Outra opção para consumir a quantidade ideal diária é recorrer ao suco 100% natural sem adição de açúcar. A nutricionista Jessica Bell receitou que a bebida seja feita na hora. Para conseguir comer a porção ideal para um dia está liberado ingerir 1 xícara de frutas secas.