A 14ª edição que acontece na próxima semana é um dos maiores eventos de referência global para toda a cadeia de frutas
Em mais uma edição, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), leva exportadores de frutas para a Fruit Attraction 2022. A 14ª edição da feira, será realizada na próxima semana, de 4 a 6 de outubro, em Madrid, capital espanhola. A participação da Abrafrutas e dos exportadores faz parte das ações do projeto Frutas do Brasil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A Fruit Attraction é a segunda maior e mais importante feira de frutas na Europa e atrai exportadores e importadores de todo o mundo, tornando-se um evento anual global e de relevância para as empresas brasileiras, que participam há mais de 10 anos. Ainda no segundo semestre de 2022, a fruticultura brasileira de exportação estará presente também em feiras de negócios nos Estados Unidos da América, Tailândia, Chile e Emirados Árabes Unidos.
“Na Fruit Attraction as empresas brasileiras apresentarão mangas, melões, limões, uvas, abacates, papaias e muitas outras espécies de frutas frescas e processadas produzidas de forma sustentável. O Brasil já é conhecido no mercado internacional pela qualidade de seus produtos, além do sabor diferenciado”, conta Jorge de Souza, diretor de projetos da ABRAFRUTAS.
Os exportadores que estarão presentes em Madri consideram a Fruit Attraction um evento bastante estratégico para o processo de tomada de decisões comerciais bem próximo do auge dos embarques para a Europa, principalmente para mangas e uvas, que ocorre durante o segundo semestre do ano.
Leia Mais:
“A feira acontece próximo do auge dos nossos embarques e serve como termômetro de como o mercado está se comportando em relação à demanda, preços, logística, entre outros fatores importantes na comercialização. Entendendo essas variáveis podemos ajustar nossas estratégias, como por exemplo o volume de fruta a ser exportado, a precificação dos produtos, novas exigências de qualidade, etc. Uma feira altamente estratégica para as exportações para a Europa”, explicou o gerente executivo da Cooperativa Agrícola de Petrolina (Coopa), Junior Silveira.
A uva é uma das principais frutas exportadas pelo País e, em 2021, as exportações de uva tiveram um aumento de 55% em volume e 43% em valor em relação à 2020. Foram enviadas mais de 76 mil toneladas de uva para o mercado internacional, o que proporcionou um faturamento de mais de US$123 milhões.
Como nas edições anteriores, este ano mais uma vez os visitantes poderão contar com a participação da renomada chef de cozinha Luciana Berry, que irá preparar pratos com as frutas brasileiras, na ação Cooking Demostration. A chef que é bem conhecida internacionalmente costuma apresentar pratos sofisticados. Para ela beleza e sabor não falta quando unem a alta gastronomia as frutas brasileiras. Berry conta que irá levar toda a brasilidade através das receitas que irá demonstrar na feira. “O frescor, a suculência e a doçura irão refletir o clima tropical e a excelência das frutas do Brasil que são incomparáveis”, disse.
O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL
A ABRAFRUTAS, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas de qualidade e produzidas de forma sustentável.
SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.
Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e derivados e detém aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil. Todo fruticultor com planos de internacionalização deve procurar a Abrafrutas e filiar-se, uma vez que a entidade oferece uma série de serviços e apoio para os exportadores do setor.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Informações para Imprensa:
Telma Martes- Jornalista/ telma.martes@abrafrutas.ultramidia.com.br/ 61-21091635