Um estudo Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), visa expandir o consumo de 15 espécies de frutas típicas da Amazônia, ainda pouco conhecidas pela população local, além de promover o conhecimento e a valorização da diversidade florística amazônica.
Trata-se do projeto “Desvendando a Amazônia: Estudos de espécies frutíferas pouco conhecidas para a condução da sustentabilidade socioambiental na Região do Alto Solimões do Amazonas”, uma das pesquisas do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter).
A pesquisa, em andamento, iniciou em fevereiro de 2021 e está sendo realizada no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), por pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), sob a coordenação da doutora em Engenharia Florestal Railma Moraes.
De acordo com a pesquisadora, pata-de-jabuti, macambinho, apuruí, cupuí, umari, bacuri coroa e bacurizinho são alguns dos frutos que apresentaram maior potencial para amplo consumo da população amazônida. Os produtos foram coletados após doação de agricultores locais, além de ter sido feito o levantamento de espécies comercializadas em feiras de Tabatinga e Benjamin Constant.
“Com este trabalho está sendo possível realizar a coleta dos produtos e assim se deu início à fase de testes germinativos em laboratório e em viveiro, por meio de diferentes análises, tais como: morfometria de frutos e sementes; grau de umidade inicial e o grau crítico de umidade; germinação em diferentes condições ambientais e armazenamento”, relatou.
Os dados estão sendo registrados pelos pesquisadores, bem como a análise dos tipos de terrenos mais adequados e condições ideais para a conservação dos frutos. De acordo com a pesquisadora, após a fase de testes, as mudas foram transplantadas para sacos e estão sendo mantidas em viveiros até que atinjam porte para o plantio e doação aos agricultores.
Fonte: Portal do Holanda